Tuesday, June 26, 2007

La femme

Hoje, pela primeira vez desde há muito tive tempo para, ao som do prós e contras, arranjar as minhas unhas :)

Quanto custa salvar uma vida? Existem empresas com resposta.

As recentes notícias sobre o primeiro transplante de células estaminais preservadas por um banco privado português provocam em mim um misto de felicidade e indignação.

Dou desde já os meus parabéns á Crioestaminal. Há já algum tempo que tenho conhecimento da "empresa" e verdadeiramente sinto que o serviço que proporcionam é essencial. Não lhes tiro o mérito e o reconhecimento que merecem.

Em Portugal, em norma, são apenas criopreservadas no sistema de saúde público células embrionárias de bebés irmãos de crianças com problemas genéticos. Cabe aos bancos de recolha privados a tarefa de criopreservar as células estaminais do cordão de bebés cujos paizinhos são pelo menos conscientes em relação ao futuro. Portugueses já existem alguns, cito a Crioestaminal a Bioteca e a Bebevida, "empresas" que cobram uma taxa mínima (repito mínima) de 1000euros pelo pacote de recolha.
Num país em que o salário mínimo é de pouco mais que 400euros é normal que muito boa gente opte for ficar quietinha no seu canto enquanto abre as pernas, não acham?

Fica a questão: para quando um banco nacional de células embrionárias?

com as raízes em África.

Para quem Moçambique significa alguma coisa ou para quem simplesmente gosta de ler um bom pedaço de África. A Grande Entrevista a Mia Couto, dia 21/06/07. Por aqui.

Sunday, June 24, 2007

Continuação de um fim-de-semana mau

Opá, alguém quer uma gripe?! Uma gripe daquelas apanhadas na cabine telefónica a falar com o senhorio que até está de férias?
Uma gripe daquelas que nos fazem andam sempre com o pingo na pontinha do nariz e com uma espécie de "massa" dentro da face. Que faz com que uma coisa parecida com pedacinhos de pulmão ensanguentados saia do nariz quando vamos á casa de banho?
E esta dor de costas? E as dores nas articulações. E este tempinho míserável que também não ajuda nada?

Saturday, June 23, 2007

O fim-de-semana não podia estar a correr pior. Socorro!!!!!!!!

Acordámos com um cano da casa de banho a pingar, que entretanto se tornou numa verdadeira torneira aberta. Tenho passado o dia a apanhar água da casa de banho e a gastar uma pipa de massa na cabine telefónica aqui em frente a fazer a ponte entre os canalizadores e o meu senhorio que entretanto está de férias.

A minha irmã tinha razão quando um dia, pequenina ao ver-nos atrapalhadas lá em casa exclamou:
-“Ó mãe não te preocupes, o pai arranja tudo!”
O meu pai já tinha resolvido o problema em três tempos…
- Pai, ás vezes fazes-me mesmo muita falta.

Friday, June 22, 2007

Solestício

São 3 da matina e o sol começa a romper lá longe.
Canary Wharf só mostra a luzinha lá no topo e vejo daqui uma cidade adormecida. Lights Out London, a poupar 2 Royal Albert halls de CO2.
(Ás vezes penso só cá para mim que estes tipos conspiram baixinho a favor do aquecimento global, ideias minhas concerteza.)
Vou dormir. Boa noite.

Thursday, June 21, 2007

Gente com bom gosto

O meu departamento tem uma nova aquisição. Uma miúda muito gira e muito simpática que mal me viu:

- Ah, tu és A Portuguesa! O meu namorado também é Português!
- (risos) Ai sim? Olha tens bom gosto :)
Falas Português?
- Não. Mas sei dizer a coisa mais importante!
- A coisa mais importante....?
- Passteíís de nátá.

:)

Tomató-blogs - and the winner is...

Seguindo as orientações do Tó Zé,a quem agradeço a lista de elogios e coisas bonitas que deixou á minha pessoa lá no seu recanto, os blogs que na minha opinião merecem ser condecorados blog´s tomatina*.
Pensei em incluir um outro blog (o quinto) á minha lista, mas achei injusto perante uma boa mão cheia de blogs que visito diáriamente e de quem gosto igual. Aqui ficam 3 dos mais velhinhos, primeiros amores, e um mais recente que na minha sincera opinião merece destaque:

Sem surpresas, Minhoca no País das Salsichas. A minhoca, apesar de ultimamente andar um pouco mais ausente, continua a ser a alegria dos meus dias, o blog aonde ponho sempre os olhitos primeiro. Há uns tempos comentava com o Tiago que esta tipa tem um poder de escrita fenomenal, o condão de muitas vezes me fazer chorar a rir e lá em casa é paródia o tema das aventuras da minhoca. Tanto que até já houve que achasse que eu conhecia a minhoca pessoalmente e tudo!!

O mundo da Lua. Este com muitas surpresas inclusivé para mim própria - a prova de que todos podemos mudar de opinião, contando que seja para bem melhor! Quem já visitou o tasco da Fátima percebe de imediato o sim ou sopas, o tom decidido, a força e a vontade. Mas também lê nas entrelinhas, e muitas vezes até escarapachadamente um carinho doce, doce. Gosto da subtileza.

Borboletas na barriga. Sobre quem vive de forma diferente. Não a conheço, nem sei se iria dar-me bem com ela na real life. Mas sei que ela traz consigo uma vida fascínio, diferente. Tantas e tantas coisas que desconheço e que gosto de a ouvir contar na primeira pessoa. Alguém que deixaria falar, falar horas sobre tantas coisas que desconheço...

Já tinha falado nele, e não podia faltar, o Tiago e o seu Crónicas de Londres. O Tiago veio ao arrasto do (agora já muito esquecido) Portugal no Mundo e foi ficando. Acabei por encontrar o Tiago à séria num encontro de Tugas na UCL e não me deixou desanimada, o Tiago é mesmo aquela pessoa relaxada, calma, interessada que veem no blog. E a autenticidade é algo que me atrai.


* NR - considerei "um blog com tomates"= um blog cuja visita me atrai todos os dias.

Relato rápido das férias

Depois de uma semana solarenga em Londres eis que Pt me brinda com uma mini-semana invernosa:

Uma viagem inicial muito turbulenta, só compensada pela aeronave de substituição novinha em folha.
Muita biblioteca.
Um casório bastante molhado, que lhes dê muita, muita sorte. Um vestido que teimava em querer sair do sítio e umas sandálias que por momentos pensei que me tivessem deformado os pés para sempre..
Uma conjuntivite à séria do olho esquerdo, um serão no hospital.
Um dia passado na cama.
O dia dos papás (25 anos). Uma sopa da pedra.

Wednesday, June 20, 2007

Fresquinho fresquinho

Este blog acabou de receber o



Como ainda estou meio abananada vou deixar a parte dos links pra outros tomató-blogs pra mais tarde.

Sim, sim. Já fui e já voltei :)

Monday, June 11, 2007

Portugal, eu gosto de ti. Muito. Desculpa.

Nao tenho materia para posts sobre o dia de Portugal. Passei o dia todo de um lado pro outro tipo turista e tive a lata de almocar num restaurante Brazileiro.
Nao estou apatrida, so nao tenho vivido so ao meu ritmo. And the good thing is...esta semana ainda vou comer sardinhas :)

Saturday, June 09, 2007

Células estaminais embrionárias

Ok. Então vamos lá a isto porque este blog, para fazer jus ao nome, também deve ser informativo. Antes de mais nada, eu não sou expert no assunto, a minha área toca na corda mesmo mesminho ao lado, e ás vezes até toca no mesmo tom, mas não está bem lá. Assim sendo, amigos fieis amigos, alguns de vocês que sabem bater muito melhor este tambor que eu, mandem bitaites, e, caso eu esteja errada corrijam-me. Que isto nós estamos aqui é para aprender uns com os outros…
Todos vocês sabem o que é uma célula estaminal? Tenho a certezinha de que já ouviram falar na televisão, ao primo mais velho, áquele granda cromo melga que não deslarga o livro, mas… sabem realmente o que é uma célula estaminal?
Uma célula estaminal, muito resumidamente, têm a propriedade de se dividir em várias células específicas para uma determinada função, por exemplo, dividir-se numa célula muscular para o coração, ou num neurónio cerebral, através de um processo chamado diferenciação.Nas fases iniciais do desenvolvimento humano, as células estaminais do embrião "diferenciam-se" nos diferentes tipos de células do organismo.A existência/descoberta destas células é muito importante. Pensem por exemplo na doença de Parkinson, aonde os neurónios são progressivamente destruídos; com este tipo de células podemos, em teoria, resgatar estes tecidos.

Para uma informação mais detalhada eu aconselhava uma visitinha rápida aqui. Para além do excelente conteúdo cientifico as imagens são simplesmente lindas!

Contudo, e apesar das boas notícias que o uso deste tipo de células eventualmente proporcionariam no futuro, as atitudes relativamente à utilização de células estaminais embrionárias para fins de investigação e tratamentos médicos variam de país para país. Na Alemanha e nos EUA, por exemplo, a remoção de células estaminais de um embrião humano é considerada ilegal. No Reino unido é legal mas, de acordo com regulamentos rigorosos, os cientistas britânicos podem apenas utilizar embriões humanos para investigação até 14 dias após a fertilização. Nesta altura, o embrião é uma bola de células com cerca de 0,2 mm.
Sendo esta questão eticamente condenável, existe em todo o mundo uma procura constante de outras fontes de células estaminais. As células estaminais encontradas na medula óssea dos adultos são uma possibilidade. Estas células têm o potencial para se "diferenciarem" em diferentes glóbulos vermelhos ao longo do ciclo da vida, e são hoje vulgarmente utilizadas em laboratório – eu tenho o previlégio de trabalhar com elas! É possível manipular estas células estaminais adultas para que, em vez de produzirem apenas glóbulos vermelhos possam passar a produzir células especificas de outros tecidos do organismo. Contudo, as células estaminais embrionárias apresentam perspectivas mais imediatas para novos tratamentos e curas.
Foi por isso com muito agrado,e com um travo de medo, que esta semana ouvimos nas notícias que cientistas americanos conseguiram finalmente produzir células estaminais a partir de células epidérmicas de um rato (ver entrevista aqui). É ainda questionável se o mesmo processo poderá ou não ser transportado para a pesquisa em humanos, mas vindo a confirmar-se este seria um progresso de maior importancia ao nível da biologia, que muito provavelmente irá trazer consigo grandes reprocursões políticas;
Os EUA não aprovam a pesquisa médica em células embrionárias, logo esse campo da medicina está, para já , confinado aos limites europeus e asiáticos (considerando que os laboratórios Australianos teêm pouco ou nenhum impacto neste nível). A confirmação do uso de células epidérmicas com capacidades de diferenciação pode ser uma notícia altamente perigosa para os laboratórios concorrentes aos grandes centros de pesquisa médica Americanos. A ver vamos!

Thursday, June 07, 2007

Limpeza de links

Andei nas limpezas. Uns de vós saíram, outros entraram. Outros não entraram para as estatísticas porque só vêem cá prá bisbilhutice :)
Peço desculpa se magoei alguém, mas não acho piada a ter um montão de links que vão dar a blogs só para ter coisinhas na caixa ali do lado….

Wednesday, June 06, 2007

Ao meu próprio ritmo.

Vivi sempre na corda fixa dos empregos dos meus pais. Tenho que estar ás x. Tenho que ir ás y. Saio ás z. Horas fixas, espartilhadas, preenchidas muitas vezes com uma monotonia silenciosa, diária, taciturna.
Na minha casa ainda hoje se vivem horários fixos. Horários para jantar, não se costuma acordar depois da hora h, de noite dorme-se.

Faz parte da liberdade libertarmo-nos dessas algemas invisíveis. Somos mais tolerantes (ou pelo menos eu e as pessoas com quem eu acredito que viver faz sentido, até porque vêem a vida desta forma tolerante), deixamos mais vezes que o tempo se sub-imponha ás horas reais, passando a existir uma noção temporal intimamente ligada ao corredor dos sentidos. Tenho fome? Olha vou comer. São 11 horas.

Sempre procurei fazer aquilo que me apetece, na hora que me apetece. Talvez tenha compreendido sempre que a rotina rotineira do levantar ás 7 e não ás 6 e muito menos ás 8 eram de um certo modo castradoras, impotentes para mim. Preciso daquela hora de sono, hoje talvez 5 horas porque chegarei aqui de novo ás 4 da tarde e arrocho um bocado, amanhã as minhas 12 horas seguidinhas que me gabo de conseguir dormir sem descanso. O meu tempo, á minha necessidade. Ao meu gosto, quando me dá na telha.
Ainda bem que não estou sozinha. Tenho passado os últimos dias a sair ás tantas do laboratório, como o faço muitas e muitas vezes, mas também só para lá vou quando me apetece. Outras vezes saio a meio, como hoje, deixo a coisa encaminhada e vou ás compras. Ou vou ao cinema. Ou vou simplesmente almoçar á beira-rio como fiz um dia destes com o meu amor e foi tão bom. Sem pensar em tempos ou em coordenações, porque as minhas horas não têm tempo nem compromissos.

(acabei de reparar: são 2 da matina)

O que uma pessoa apanha quando procura 'worms' no Google

A brincadeira começou com caracois, e comigo a mostrar a toda a gente as igualias lá da terra de que eu tanto gosto (aqui para nós; só dos pequenos, dá-me assim um bocado de nojo comer as grandes caracoladas....).
De nojice em nojice chegámos ás minhocas e lesmas, que resolvemos procurar na net. Cheguei então ao contacto com estas verdadeiras pérolas que vos transcrevo:

I have worms in my anus, little ones, what are they?(1)
When i pooped last night, little white wormlike things come out of me and they cause me to itch. Some of them are dead and some are alive. What the heck are they? (2)Are they dangerous? (3) Should I ask a doctor about them? (4)


1- parasites. As you may as well be of this society if you have 23yrs old and you have no idea about what is a parasite.
2-Ok. I understand that you do not know what are these weird things coming from your anus, but pleaaaaase save us from asking the same question all over again…its disgusting!
3. well… do you really think that is normal to have ‘worms’ in your body? So they might be dangerous.
4-Yes, you should. Actually you better do it imediatellyyyyyyy!

How do I stop my cat from licking its anus?

Arrrrgh! What about giving him something nicer to lick? Like a lollipop or something? And definitively give him some pills, otherwise prepare yourself for some contortionism as soon you´ll be dying to lick yours as well.


'Doctor my son keeps picking his nose. Could he have worms?'

Oh yeh! Coming from he’s brain. Make sure you keep them, dead or alive, they might restore vital functions.

Friday, June 01, 2007

Um sonho tornado realidade?

Andava a ver as conferências que gostava de assistir breve no EMBO e imaginem lá aonde é a próxima conferência aonde eu "gostava" de ir? Aqui. Bom demais para ser verdade!