Sunday, December 23, 2007

keeeeep dancing! (mesmo a tempo da passagem d'ano, pessoal toca a treinar as danças!!)

Ontem terminou o Strictly Came Dancing no Reino Unido, um daqueles programas em que uma celebridade (?) aprende a dançar. Eu sou/fui uma espectadora atenta do principio ao fim (sim, vá, agora chamem-me o que quiserem, tá bem?)
Houveram muitos casais de que gostei mas a Alesha – coroada campeã ontem - foi desde o principio a minha favorita. Deixo-vos o web-link do programa para que se possam deliciar com as prestações de todos os candidatos, mas não resisto em deixar-vos um link para espreitarem este cha cha cha. Perfeito.

Saturday, December 22, 2007

Na engorda - este blog entra oficialmente em dieta daqui a 15 dias...

Para quem só agora sintonizou este canal eu, sem o ser em pleno, sou adepta da comida vegetariana. Aliás, sou adepta de qualquer coisa que me cheire a diferente, a outras culturas, a sabores que não os meus habituais, coisas novas. Habituadinha a um mundo aonde a carne domina, algo que Portugal e o UK têm em comum, procuro sempre coisas novas para fugir ao tédio dos bifes com batatas fritas, bifes com arroz e bifes com massa. É portanto com agrado que embarco em cozinhados estranhos, aos quais o João (coitado!) muitas vezes serve de cobaia. Cozinhar é um prazer e, tenho agora consciência, é também uma coisa de cientistas, química pura. Definir uma ideia principal (ou hipótese), misturar coisas diferentes e conjecturar sobre o resultado final são acções podem muito facilmente descrever as duas actividades..
Mas voltando á ideia principal, no almoço de Natal do departamento fui introduzida á comida natalícia tradicional dos vegetarianos – o (famoso) Nut Roast. Confesso que adorei, resolvi reproduzir cá em casa, e encontrei este vídeo que explica como se faz na perfeição. O que comi no departamento era mais baseado em Brasil nuts (como é que se diz Brasil nuts em Português?!) mas a minha versão incluindo pistachos estava ainda melhor! Hummm.. nhami nhami…

E agora para a minhoca;

Receita dos rissóis vegetarianos
(não me perguntes quantidades, comigo é tudo a olho ou a canecas)

Massa:
Farinha
Água
Manteiga ou margarina
Sal

Leva-se a água o sal e a gordura ao lume, assim que ferver deita-se farinha qb. E envolve-se tudo. Este preparado volta ao lume com chama fraca para que toda a humidade da massa seja absorvida até que forme uma grande bola. Tira-se do lume e deixa-se descansar durante pelo menos 20minutos. Com um rolo tende-se a massa numa superfície plana. Caso a massa comece a colar ao rolo polvilhar com farinha para absorver a humidade. Uma vez tendida, colocam-se sobre a massa pequenos montinhos de recheio que se cobrem com a própria massa dobrando-a. Corta-se com auxílio de um copo. Passam-se os rissóis por ovo batido, pão ralado e fritam-se em óleo bem quente.

Nota: geralmente faço quantidades industriais de massa para rissóis que divido em bolinhas e congelo. Quando preciso de fazer rissóis novamente é só fazer o recheio, descongelar a massa e já está!

Recheio:
Cenoura, beringela, courgetes, milho, pimentos e cogumelos qb.
Farinha e leite qb.
2 gemas
Salsa picada
Sal
Sumo de limão

Cozem-se rodelas de cenoura durante 5-10minutos até ficarem tenras, tendo o cuidado de cortar ao meio as rodelas muito grandes. Junta-se o pimento, a beringela e as courgetes cortadas aos bocadinhos, os cogumelos laminados e o milho. Deixa-se ferver por mais 5 minutos. Retira-se do lume, escorre-se e reserva-se.

Pica-se uma cebola muito fininha (não gosto nada de ver grandes pedações de cebola nos rissóis) que se aloura em gordura (geralmente uso manteiga ou margarina pois fica mais gostoso). Junta-se os vegetais previamente cozidos e deixa-se frigir por uns 3 minutos até os vegetais ficarem saborosos. Acrescenta-se sal qb.
Baixa-se a chama e adiciona-se farinha lentamente para que não forme grumos e seja absorvida pela gordura, deixa-se cozer por uns minutos e rega-se com leite. Deixa-se o creme cozer até ficar bem espesso. Tempera-se com sal, pimenta, sumo de limão e noz-moscada e adicionam-se 2 gemas. Finalmente gosto de juntar um pouco de salsa picada grosseiramente. Está pronto, deixar arrefecer e colocar sobre a massa!


Nota: O meu recheio tem uma receita única, só mudo os ingredientes accordingly caso queira fazer rissóis de peixe, camarão, carne ou vegetarianos.

Entretanto...

A Katherine lembrou-se que precisava de umas férias! Ao despejar um saco do lixo caiu sobre um copo partido que se alojou no joelho esquerdo. Está neste momento a ser operada para lhe retirarem o "corpo estranho".

Ficam as imagens da minha visita ontem ao St.Thomas:

Friday, December 21, 2007

Esta semana, it´s all about Xmas!

Como já aqui tinha referido este ano fui convidada não só para a festa geral do departamento e do meu grupo, mas também para as festas dos outros grupos dentro do departamento. Isto aliado ás festas de natal das sociedades em que estou envolvida, o grupo de dança e os ex-alunos de mestrado de Biomedical (Alumin 06’) deram azo a uma semana …intensa. Muito resumidinho:

Na Terça feira foi dia da festa de Natal do departamento. Este ano, ao contrário dos outros anos em que nos brindaram com uma festa no 28º andar do hospital com uma vista de tirar a respiração a qualquer um (repare-se que o Guy´s Hopsital é mais alto que o London Eye) recambiaram-nos para a cave do Student´s Union. Parecidinho não é? Contudo, e apesar da comida ser uma verdadeira desgraça, o grupo convidado para alegrar a noite era espectacular e a festa teve mesmo jeitos de gig privado – excelente. Após o concerto houve música daquela que convida mesmo para uma noite sem parar e quem me conhece bem sabe que eu sou uma verdadeira dance machine. Conclusão: na quarta-feira doíam-me as ancas!

Na quinta-feira foi a vez de rumar á festa do grupo de Neurogenética. Uma das pessoas com quem me dou melhor no departamento faz parte deste grupo – a Eva – com quem tenho dissecado os manuais de cloning e de lentiviral preparation até ao tutano. O grupo que está imediatamente na porta ao lado faz com que tenhamos uma convivência diária para além de, como o grupo é grande, haver sempre alguém que saiba a resposta ás minhas dúvidas aliado ao facto de sermos laboratórios com sistemas de ordem de material diferentes e a entreajuda aconteçe – ah, já não temos mais cuvettes para eletroporation, tens aí algumas? – Pelo que a professor G.B. achou por bem convidar-me. O jantar foi num pub que se vestiu a rigor para nos receber:



Foi a primeira vez que vi por estes lados uma lareira acesa, com madeira verdadeira a arder. Convenhamos que fumava um bocadinho mal e que cheguei a casa com o mesmo cheiro com que chegava antigamente, quando ainda era permitido fumar em locais públicos, mas valeu a pena! Aquecer o rabiosque na lareira é algo de que tinha já muitas saudades de fazer…

A comida estava boa, nada de grandes espetáculos, mas havia bebidas á descrição para quem quisesse. Eu, que como toda a gente sabe não sou agnóstica, lá bebi um bocadinho sem grandes exageros apesar da Prof. G.B. (sim, ela mesmo!) me re-encher o copo milésimas vezes que eu secretamente despejava no vaso mais próximo …não estamos todos doidos, podemos estar alguns mas não estamos todos…
No final trocaram-se prendas tipo Secret Santa (em que cada um dá prenda a um) e recebi uma caixa de chocolates –Uau, estou surpreendida com tamanha originalidade! :)

No almoço de Natal do meu grupo as coisas foram ligeiramente mais calmas, ou não fosse o Michael um naturista. Como já tinha referido muitos de nós somos vegetarianos pelo que todos concordámos que o almoço de natal, segundo as regras e éticas que supostamente deveríamos todos defender, seria 100% orgânico e vegetal.

Depois de muito remoer a cabeça, e de contar com a vossa preciosa ajuda lá me saíram ideias que encheram de graça a mesa. Como sobremesa segui a opção mais fácil – Mãeeeee? Mandas-me um bolo-rei??! – que para o pessoal também deve ter sido a melhor ideia já que estavam deliciadinhos a olhar para aquele bolo de formato estranho recheado de frutas e frutos secos. Esqueci-me de mencionar o pormenor da fava e do brinde e quando o meu colega Pascal se vira para mim a dizer – Ah está aqui uma coisa muito dura.. - já com metade da fava trincada dá-me um verdadeiro ataque de riso!!!

Para salgados optei pelo tradicional e por algo que tinha a certeza que não me iria deixar mal – pão. Já aqui tinha mencionado que, motivada pela minha aberração ao pão de forma, faço muitas vezes pão caseiro aqui em casa (receita aqui, pôr sal a gosto). É fácil e confesso que já estou prática e não me custa nada….comprei no supermercado Tuga um queijinho da serra médio e o pessoal adorou, claro! Para além disso juntei-lhe uns rissóis vegetarianos (não muito natalícios mas sem dúvida muito Portugueses) e uma roupa-velha com muito alho (seguindo a sugestão da Elsa, aqui.
As comidas estavam todas muito boas e foi um prazer passar a tarde no laboratório sem efectivamente estar a trabalhar, numa de relax, sentados á mesa a conversar sobre tudo, menos ciência! :)

Tuesday, December 18, 2007

Monday, December 17, 2007

The Prince of Egypt - When you believe

Hoje houve uma música que passou na rádio, por sinal numa versão muiiito feia, que me fez lembrar algo de que gostei muito :)
Porque as coisas bonitas vêem sempre de onde menos esperamos…

Portugal. Essa pérola bem fechada na sua concha. E as pérolas, bem se sabe, não se dissolvem no lodo...

Em conversa com a minha mãe:

"Sabes que agora em Tomar já existem umas escadas rolantes?!!"

Sunday, December 16, 2007

Fun Science Life 7 - as festas de Natal aproximam-se a passos largos


E se há coisa que eu tenho dificuldade é conversar com o Michael conversas não- científicas. É que dê por onde andar vamos sempre lá ter…ou melhor, ele vai sempre lá ter… Se falamos de Portugal, lá vêem os laboratórios e colaboradores que tem em Lisboa, se falamos de comida lá vêem as constatações de que os cientistas são sempre (regra geral) bons cozinheiros, se falamos do tempo (que é um assunto que só aparece quando eu já esgotei todas as outras fontes..) lá vêem as explicações cientificas para o frio que se faz sentir na costa oeste da Europa…

Mulled wine, o meu conforto este Natal


Quando morava em Cardiff fui apresentada pela Andrea (Alemã) á versão original (Glühwein), que se faz com saquinho tipo chá em vinho manhoso do supermercado e na altura fiquei logo fã. A combinação do sabor do vinho com pouco teor alcoólico (já que o aquecimento deve ser até á ebulição) com as ervas e especiarias é de facto um achado gustativo fantástico.

Os ingleses, como não podia deixar de ser, adaptaram a versão Alemã e transformaram-na no que eles chamam de Mulled wine, que convenhamos também não fica atrás. Uma verdadeira pomada dos Deuses que aquece o coração e a alma nestes dias frios... Irrita-me só um bocadinho porque como é um vinho, em pubs é servido em copos de gala mesmo sendo quente, mas enfim…

Saturday, December 15, 2007

Invenções á lá cientista

Estou no lab e combinei sair com o pessoal Tuga. Reparo que as alças do sutiã saem atrás por fora do top, de ambos os lados. E agora? Não quero/posso sair assim…Ok, juntam-se as alças por dentro com uma luva :)

Thursday, December 13, 2007

Ice Skating :)

No domingo, depois de uma noite de sábado de fascina até as 11 e meia no lab, foi dia de diversão na novíssima O2 Arena. A ideia partiu da Filipa e alastrou-se não só pela comunidade Tuga, mas aos hermanos e afluentes :)
No final da noite (e ainda antes de rumarmos ao bar da O2, repare-se) deu-nos para isto, que hoje revejo com incredulidade…as coisas que se fazem quando a mood está lá em cima!

Wednesday, December 05, 2007

Christmas versão vegetariana

Este ano, para variar, resolve-mos fazer uma mini-almoço-ceia-de-natal todos juntos. Eu explico: no dia 21 cada um leva algo (preferencialmente de acordo com a sua cultura) e almoçamos todos juntos. Até aqui a ideia é bestial. O problema surge quando me chega á ideia que metade do pessoal é vegetariano…
Eu sou adepta da comida vegetariana, aliás, há já muito tempo que não como carne por opção própria. Mas, e comidas tradicionais de Natal Portuguesas vegetarianas? Existe alguma coisa? É que eu…


Ok, não se pode levar carne, portanto esquecer o bacalhau…tofu assado com azeite e alho? Hum.. será que isso é bom?
Polvo? Ah, pois, também não dá…
Estão…talvez uma quiche de vegetais. Não espera, como tenho que pensar em Portugal ponho-lhe camarão…oh, mas camarão não dá e quiche também não é comida portuguesa, bolas!
Croquetes de soja, é isso! Oh, mas croquetes não é comida de Natal!
(…)


Ajudem-me!

Londres.

Posso escrever muito sentimentos sobre muitos locais, mas nenhum será tão genuíno como os que uso para te descrever. Porque são esses mesmos sentimentos que não descrevo que me prendem aqui e não te trocam por nenhum outro lugar. Muitos há que não percebem, mas só tu e eu sabemos a dimensão deste abraço. És tu a eleita, com todos os teus defeitos.

Tuesday, December 04, 2007

Todos temos o direito de mudar de opinião. Desde que seja para melhor…


Lembram-se deste post?

Esqueçam. As mince pies são mesmo do melhoooooor docinho do mundo :)

Saturday, December 01, 2007

O optimismo dos Portugueses é algo que me deixa sempre muito surpreendida....

Diz que houve forrobodó com filmagens á mistura no quartel de Santarém.
Resolvi transcrever-vos os comentários que li hoje pela net fora. E digam lá que Portugal não é um país de optimistas e com um grande sentido de humor, hã? Tivesse isto acontecido no Reino Unido e cairia o Carmo e a Trindade…


Enigma, Portugal Diário

É assim mesmo!!!

estao muito preocupados com esta noticia!!!!entao nao se lembram a uns tempos atraz diziam que a populacao estava a envelhecer !? os bombeiros so estao a olhar pelo o futuro!!!! lololol depois passado nove meses ja tem servicinho para fazer....lololol forca ai!!!o inverno em santarem tb deve ser muito rigoroso entao nada melhor do que fazer umas "lareirazitas" no quartel!!!! forca bombeiros de santarém


Manela, Portugal Diário

Os Bombeiros servem para isso mesmo!!!!

...para apagarem fogos!!!
O parvo que (supostamente) fez a filmagem está é com inveja de não estar no lugar do colega!!! hehehe
Coitado também lhe apetecia apagar uns fogos...
O SEXO é algo muito bom!!! Deixem-se de parvoices!


Ponto Final, Portugal Diário

Sexo seguro


Há fogos que ardem sem se ver, os que Camões cantava e que abrasam toda a gente, fardada ou não. E para sexo seguro nada melhor do que um quartel, local muito apropriado para isso, pois até rima com bordel, hotel e motel.


José, Portugal Diário

Exercício

Muito bem. Com o Inverno à porta e sem incêndios para apagar, estes bombeiros preparam-se já para a próxima época estival exercitando-se no quartel a apagar alguns fogos.


Paulo, Correio da manhã

Agora querem punir os participantes !!! Acho muito mal. Não foi o nosso presidente que disse que tinhamos que procriar sob pena que a população nacional iria reduzir drasticamente daqui a uns anos?? Então ??? Eles (os bombeiros) são bem mandados !!! Força SOLDADOS DA PAZ !!


Isaac Goldsberg, correio da Manhã

O engraçado é que o cameraman ainda se vai gabar da sua obra de arte. Será que anda à procura dum Óscar de filmagens clandestinas?


Lusitano em França, Correio da manhã

SE eles são voluntarios quer dizer que não foram obrigados, e entre pessoas que consentem qual é o problema? E preciso passar o tempo é uma maneira com outra, se calhar o comandante fazem inquérito por ciumes de não ter participado.


Lynus, Correio da Manhã

(..) nem se sabe as horas isso aconteceu, pode ter sido nas horas mortas... se foi durante a noite, podemos encarar como uma forma de se manterem acordados, e a praticar respiração aeróbia. Sendo justo, de facto o local não é o mais apropriado, mas quem é que nunca teve esse fetiche com a/o colega de trabalho seja no escritório ou na secção onde trabalha.