Saturday, December 30, 2006

A Fórmula da Vida

'Vivemos a vida como se ela fosse eterna, como se a morte fosse algo que só acontece aos outros e apenas nos está reservada ao fim de muito tempo, tanto tempo que nem merece a pena pensarmos nisso. Para nós, a morte não passa de uma abstracção'...'as pessoas passam pela vida como sonânbulas, preocupam-se com o que não é importante, querem ter dinheiro e notoriedade, invejam os outros e esmifram-se por coisas que não valem a pena. Levam vidas sem sentido. Limitam-se a dormir, a comer e a inventar problemas que as mantenham ocupadas...'

in A Fórmula de Deus, José Rodrigues dos Santos

2006

Comecei por ir á casa da “avó” Maria em Melides. Vi o mar, cheirei-o e apanhei a primeira banhoca de sol.
Depois voltei á minha espécie de casa e por lá fiquei 5 mesinhos isolada deste cantinho bom, um deles vivido na felicidade de te ter por perto.
Vi a minha cultura de tecidos crescer, ficar linda e depois morrer, sem explicação…
Vivi o mundial já novamente em terras do inimigo, mas “vesti a camisola”.
Não vivi um mês e meio, mergulhada na minha tese.
Vivi a angústia causada pela FCT. Vivi a felicidade que a FCT me proporcionou.
Acampei outra vez, e revisitei a minha infância.
Fiz 22 anos. Poucos e bons.
Fui finalmente a Barcelona!! Passei os Pirinéus, comi waffles em Bruxelas e andei de bicicleta em Amesterdão.
Mudei-me para o meu T0 lindo contigo.
Comecei uma nova etapa no laboratório.
Vivi o drama da Jessica, a menina que aqueceu o meu coração e que o deixou frio, gelado quando nos deixou.
Fui a um concerto no Royal Albert Hall, mais um sonho satisfeito a riscar da lista.
Chorei quando o meu coração pediu.

Chorei muitas vezes e sorri muitas mais. Fui fraca muitas vezes e venci a fraqueza sendo forte de novo. Fui feliz, sou feliz.

Sunday, December 17, 2006

Welcome to my world!

Pois é. O João foi embora na sexta e eu a caminho estou. O Natal em si (a véspera e o dia) fazem sentido em casa, junto á lareira. Já os dias antes do Natal, confesso, que aqui são muito mais sentidos, vividos com muito mais intensidade. Talvez seja porque 'os carrosséis saíram á rua' e as crianças andam encantadas (por falar nisso, andei pela minha primeira vez num daqueles carrosséis lindos saídos dos filmes, com cavalinhos a andar para cima e para baixo cheiinhos de luzinhas , repito-me: as crianças andam encantadas….), talvez seja porque a decoração das ruas é linda, talvez seja porque os Carol Singers animam qualquer um, ou talvez seja porque eu ando feliz e contente, excitada com toda esta animação…
Sexta-feira ao vê-lo ir questionei-me (mais uma vez) sobre a nossa vida nómada. Imaginei-me por momentos a voltar a Pt definitivamente e no meu coração nasceu uma pedra. Acho que já não consigo, desculpem-me. Vivo meia dividida entre dois mundos, o que nunca foi o meu, e o que nunca será. Desejo um quando vivo o outro. O meu amor de sempre e o meu amor para a vida.
Na verdade gosto que assim seja. Gosto de viver duas vidas que encaixam uma na outra, e que de uma certa forma dependem uma da outra. Gosto de desenjoar de vez em quando, de mudar de ares...Gosto de, tal como diz a canção, ter sempre 'dois braços á minha espera', e de chegar outra vez ao meu vazio, aonde ninguém me espera porque ninguém vive inteiramente aqui. Gosto de pensar que tenho duas casas, a casa de campo, do sossego, e o meu estúdiozinho dentro da confusão cerrada. Gosto de ser a ciêntista, e gosto de ser a mera estudante. Gosto dos meus jeans, e adoro as minhas calças vincadas. Delício-me entre os saltos agulha, as sapatilhas e as pantufas. A vida de extremos, a vida que não se fica pela flat (mod) line. A vida que é a minha. A minha vida. Welcome.
Amor meu longe, que te quero tanto. Em cada abraço o meu coração pára por segundos.

Mas este fim-de-semana on my own soube que nem ginjas. Houve de tudo, muito muito Chritsmas shopping com direito a sentar no colinho do Pai Natal, músicas daquelas que tu ias de-tes-tar, MacDonalds, gomas e revistas cor-de-rosa...

Thursday, December 14, 2006

Andava atrás de um há uns tempos













E o pai Natal resolveu dar-mo. Gosto, gosto muito dele, nem sei porquê, mas gosto. E aquece-me as orelhas.

Wednesday, December 13, 2006

Sonhos

Tarefa: planear uma semana maravilhosa, romântica, inesquecível a dois (que não nós dois amor...que pena!!)

Ora Jennifer preparei-te uma semana de sonho na Madeira (desta vez vais cheirar a minha terra, ou pelo menos um pouco dela!), aqui, neste lugar lindo e de fazer inveja, com pequeno-almoço e jantar incluído, já tens o teu campo de golf reservado, a tua ida a Porto Santo no lindo 'Lobo Marinho' marcada e já tens o teu carrito alugado á tua espera á porta do hotel quando lá chegares.
Isto de ter amigas viajantes (e com dinheiro a estorvar na conta bancária...) é o que dá, marcamos tudo e ficamos a vê-las ir…..

As coisas que se fazem neste laboratório…tsss….

Monday, December 11, 2006

Mince pies

Hoje foi a vez de uma mini-festinha de Natal lá no departamento e entretanto deparei-me com novidades culinárias interessantes…
No meio dos muitos bolitos haviam uns que realmente saltavam á vista: umas tartezitas jeitosas com uma estrelinha em cima. Curiosa mas sempre reticente perguntei a quem mais perto por ali andava o que continham lá dentro tão apetitosas tartes
- mince meat (carne picada) – respondem-me
Mince meat??!! - penso eu - Mas como? Se têm açúcar por cima?!! Arreganho o nariz e penso -Blagh só estes tipos para misturarem o doce e o salgado….
A minha colega Grega (que já cá anda há 8 note-se) vê-me tão intrigada olhando as ditas tartes, ri-se e diz-me:
- Ah tu não sabes isso? As tartes chamam-se ‘mince pies’ mas não têm carne lá dentro..são feitas com frutas cristalizadas, whisky e massa doce…
Bem, dada a descrição lá peguei nas tarteletes. Ó meus amigos esqueçam. Que estes tipos em culinária (á excepção dos brownies) não têm nada de jeito.

Aviso – dada a frequencia de posts calóricos este blog está oficialmente em dieta.

Prendas?

Este ano não há prendas? Está tudo preocupado com o consumismo?

Não percebo. Parece-me que este ano o Natal foi simplesmente cancelado, proibido.
O Natal nunca foi, desde que me conheço, uma simples celebração do nascimento de Cristo. O Natal sempre significou presentes, sempre significou festa, sempre significou bacalhau e comida boa. Lembro-me de imensos natais em que tinha prendas contadas, em que riscava da lista as que já tinha recebido. E nunca foram demais sendo poucas porque fizeram parte do meu crescimento enquanto criança, parte da alegria a que todos temos direito. E depois…quem não gosta de receber prendas? Quem não gosta de se deliciar abrindo lentamente ‘aquela’ prenda, saboreado cada momento? Eu gosto.

Neste Natal preocupem-se com o consumismo, mas com o consumismo exagerado. Preocupem-se quando o vosso natal deixar de ser feliz, deixar de ser ‘a partilha’ para ‘a obrigação’. Mas não se preocupem com o Natal na sua forma mais pura. Porque a meu ver o Natal é ainda o presentear quem mais gostamos. E isso, em si, tem tudo de bom.

Christmas time in London

















Regent´s Street


















Hamleys, a famosa loja de brinquedos




Convent Garden


Correndo o risco de me confundirem com uma cadeia pirosa de fast-food:

I am LOVING IT!!!

Wednesday, December 06, 2006

Tuesday, December 05, 2006

Winnie!!

Há duas semanas ajudei a Jennifer aqui no laboratório a marcar um fim-de-semana de férias em Paris com o namorado dela. Veio ontem. Hoje ofereceu-me uma camisola da Disneyland do Winnie the pooh LINDA!!





Monday, December 04, 2006

Colónias minhas na incubadora...

...santificado seja o vosso DNA
Venha a mim o vosso crescimento.
Seja feita a vossa recombinação,
...assim na bancada como na incubadora,
Que o vosso crescimento de todos os dias aconteça hoje.
Perdoai-me os meus erros inexperientes,
assim como vos perdoei hoje por não tendes crescido.
E não me deixeis ficar mal
mas livrai-me da vergonha provocada pela vossa inexistência.
Ámen.

Noitada de British TV

Ontem, para espanto do meu televisor, dediquei-me a passar um serão inteirinho dentro da mantinha, regalada a fazer-lhe companhia.Uma noite a fazer lembrar as tardes de domingo pastosas na minha casinha de campo :)

Ora meus companheiros vos anuncio que nós andamos muito melhor do que aquilo que eu pensava: Ligo a Five e começo a ouvir o hino da Champions. Eu, que nem sou fanática da bola, deixo-me ficar por ali... aquele hino <é poderoso!>. Ouvi um relato de meia hora sobre as tácticas e estratégias do FCP, que ao que parece vai jogar esta semana com o Arsenal, com direito a rever a vitoria dos tugas da champions e a ouvir o Quaresma e o Postiga com legendas em inglês ..Ahh gandas tugas que não dobraram a língua!(ou não a sabem dobrar)
Passando por uns clubes dos quais nunca ouvi falar e já nem recordo o nome, entre os quais lá vi o Koeman muito excitado (sim, que isto os treinadores do glorioso eu conheço!), tivemos um relato de cerca de 5 minutos sobre o SCP, que entretanto fiquei a saber já só tem hipóteses para a UEFA e uns quinze-minutitos pró SLB que esta semana ataca no Manchester. Entretanto na minha mente fui deduzindo que esta semana vai ser a ferro e fogo aqui no lab, já que o Mike é um Manchester United ferrenho, daqueles que vêem de cachecol e gorro nos dias dos jogos (imaginem!) e porque da ultima vez tive direito a fronha durante quase uma semana depois do 2-0 em casa deles….ai ai..e eu sem clones para apresentar no meu lab meeting….

Mas, a elevação do meu orgulho português ao máximo chega uma meia-horita depois quando vejo as provas de triatlo que estão a decorrer em Cancun, no México. Qual não é o meu espanto quando oiço uma germânica “esta classificação é muito boa (3º lugar). Desde que a Vanessa anda neste meio que não temos conseguido alcançar posições acima”. Eu cá para os meus botões: Vanessa?…triatlo? Isto diz-me qualquer coisa!
No quadro das classificações finais lá surge a nossa Vanessa Fernandes, ao lado de uma bandeirinha verde e vermelha.
Na minha modesta casa londrina chovem almofadas, festeja-se Portugal!

fim-de-semana nem vê-lo....

Passei cá o nosso feriadito, vim cá no sábado duas horas e no domingo quase cinco. Hoje não tenho colónias de bactérias. Este mundo é tudo menos justo. Humpf.
ó mãeíííí... ajuda-me!

Friday, December 01, 2006

Feriadinho hã?

Hoje, quando a maioria de vocês está no bem bom, cá estou eu a picar o boi.