Thursday, April 16, 2009

Portugal.


Sempre que temos colegas novos lá no lab a minha frase de apresentação é irremediávelmente a seguinte:

-Olá! Eu sou a Sónia e sou Portuguesa. Estou a acabar o 3º ano de doutoramento.

Os meus colegas, claro, acham-me piada. Perguntam sempre, sorridentes, porque é que meto lá no meio que sou Portuguesa? mesmo quando até já sabem a resposta de cor...

Adoro Londres. Adoro morar aqui, sou imensamente feliz, tenho aqui muitos amigos (Ingleses e não só) e sinceramente, não me vejo em Portugal num futuro próximo.

Mas só visto uma bandeira, só vibro com uma selecção e só me emociono com um hino. Tenho plena consciência que sou a maior embaixadora de Portugal, e que parte de mim, da minha atitude, mudar a imagem por vezes mázinha do meu país.
Mais, tenho orgulho de ser falante de Português e sou a primeira a defender com unhas e dentes a minha cultura. Faço questão de presentear os meus amigos não-Portugueses com chouriços, alheiras e pastéis de nata; falo de Portugal aos quatro ventos, e sem degenerir qualquer cultura, falo da minha com gosto, com orgulho e sem vergonhas. Envergonhar-me da minha nacionalidade só contribui para a falta de informação, para a políferação da não-verdade e para a criação de mitos e ideias que em nada correspondem á realidade Portuguesa.

E se isto é ser simplória, saloia ou aldeã, então é isso mesmo que eu sou. Com muito gosto, obrigada.

5 comments:

Clementine Tangerina said...

E fazes tu mto bem!! :D beijinhooss boa 6ª feira!

Afrika said...

Fantástico! Acho que fazes muito bem ser assim... porque é assim que gostamos de ti :D

Beijinho

P.S. precisamos de mais gente como tu!

Sílvia said...

Saloia? Nada disso, tu fazes é muito bem em ser assim, em falar com orgulh do teu país. Porque podemos ter coisas más mas temos muita coisa boa....

Fossem todos como tu =)


beijinho****

Xuxi said...

Acho que a Afrika tem toda arazão é assim mesmo que gostamos de ti: genuína! És concerteza a melhor embaixadora de Portugal e há que elevar o nosso país, não são só os cri cri ronaldos que o fazem bem...somos cada um de nós.
E há que amar Portugal com os todos os defeitos e virtudes do seu povo e da nação....

Ana Margarida Nunes said...

É isso mesmo!! Grande mulher! Também tenho as mesmas convicções q tu. Mas acredito que Portugal tem muito para oferecer. é preciso e procurar muito e nao perder a esperança. Ainda cá me mantenho a cabar de escrever a minha tese. Começa assim q puderes, e um conselho de amiga. :)
Beijo grande