Monday, April 13, 2009

me,mórias

Nunca fui uma míuda super-popular na escola. Aliás, de popular nunca tive nada.. Não posso dizer que fosse feiota, mas os meus óculos e a minha paixão pela biblioteca desviavam o olhar até dos mais atentos. Sim, eu passei muitas horas-de-almoço na biblioteca da escola. Muitas, muitas, mesmo. Comia num ápice para lá estar quando o senhor de muletas abria a porta ás 2 horas.... mas desenganem-se, naqueles tempos eu reencarnava a vida da Patrícia como camarada das codernizes brancas, da Zé dos cinco, da Joaninha do clube dos Sete, das gémeas naquela que foi a colecção de maior sucesso em Portugal... enfim.. de tudo o que meu abstracto se alimentava e ao qual o meu subconsciente se agarrava. Houve até uma vez, porque naquele tempo ainda não haviam telemóveis, que a minha mãe foi direitinha á biblioteca para me dar um recado. Ela sabia que eu não podia estar noutro lugar.

No verão passado encontrei por acaso na biblioteca municipal de Tomar, uma colega de escola desses tempos. Depois das perguntas habituais, do o-que-é-feito-de-ti? Já casás-te ou tens namorado? perguntou-me, entre sorrisos, se eu ainda andava sempre com um livro atrás!? Bem, confessei, na verdade agora são mais artigos e afins cientificos que nunca tenho tempo de ler, mas que andam sempre espalhados pela mala-atrelado que insisto em trazer sempre comigo e que volta-não-volta me dá umas valentes dores de costas.

4 comments:

Lua said...

Tu e eu :) Se bem que tenho a certeza que eras bem mais bonita do que eu, com ou sem óculos! :)P

Boo said...

Olha que es muitissimo popular agora sei eu, e tambem sei que essa mala com que andas parece nao ter fim, pois tu trazes um infinidade de coisa la dentro!
beijos

Claratje said...

Ai esses livros!!! Tb me acompanharam! Eu tb passava algum tempo na biblioteca, mas nada como tu ;) (ao q parece)
E qt a mala sempre cheia de papers já somos duas! A minha mochila tb está sempre cheia de boas intençoes, mas... :D

@me@@@ said...

Uiii os livros de "uma aventura", que bem que me lembro, fazia verdadeiras maratonas a ler as histórias da gêmeas!