Monday, November 20, 2006

Gostos mediterânico-orientais

Há uns tempos atrás o Michael foi ao Chipre e trouxe-nos um bolito que era um verdadeiro pitéu. Uma tarte feita com uma massa do tipo folhada toda enroladinha mergulhada num xarope dulcíssimo. A iguaria desapareceu num ápice, ou não fossem aqui os meus lab mates uns gulosões de primeira (eu não, eu não hã?).
Aquela era a minha primeira experiência com uma cultura/realidade desconhecida cuja paixão venho a desenvolver. Ora vejam…
Passados uns tempos foi a vez da minha colega de flat turca, Asyl, de me oferetar umas verdadeiras iguarias turcas. Uma espécie de gelatina com pistachos envolvida por açúcar em pó. O que aquilo era, não sei. Mas que era bom, de comer e chorar por mais isso era, e a Turquia ficou-me no goto pelas delícias de pistachos.
Na Páscoa o Michael lembrou-se de nos levar a almoçar fora a um restaurante…turco (sim, que isto de se ter patrões porreirinhos não é pra todos…). Pronto. Então aquilo que já mostrava pontinhas de ser bom passou a representar maravilhas no meu dicionário gastronómico. Fiquei fã da comida turca, dos molhos de yogurte com espinafre, dos grandes contrastes de passar e nozes com comidas mediterrâneas, das lentilhas e do húmus (para quem não sabe, patê de grão com alho e limão…hmmm).
Esta semana a malta veio de Atenas e imaginem o que trazem: (ai, ai eu até engordo só de pensar nisto…) umas caixinhas cor-de-rosa com uns bolitos que são do melhor que já provei, uma mistura de Chipre com Turquia, ou seja a tal massa enroladita com charope e pistachos…ai tão bons, tão bons…

Tudo isto para vos dizer que encontrei um novo paraíso gastronómico, ali prós lados mediterânico-orientais, o que torna a minha vida aqui neste país gartronómico-nulo (peço desculpa a quem acha fish&chips um grande património…) um pouquito mais decente…

No comments: