Tuesday, July 31, 2007

Hoje, porque está solinho, porque está calor, porque está bom, porque estou bem :)


Eu a ficar emigrãnte!

Hoje no autocarro não me saía esta música da cabeça

"Qual é o melhor dia pra casar, sem sofrer nenhum desgosto?
A 31 de Julho porque depois entra Agosto..."

E se isto não é estar a ficar emigrãnte, digam-me o que é que é!

Monday, July 30, 2007

No baú da recordações...



Os meus primos acabaram de me mandar esta pérola: os meus avós, pelas minhas contas pelos finais dos anos 40, a levarem Tabuleiro na Festa dos Tabuleiros no primeiro ano em que namoraram.

Não deixa de ser interessante a forma como a população da minha terra se move e se une em volta da Festa. Ainda hoje, e passadas agora umas 4 semaninhas desde o grande dia e faltando ainda muitos muitos dias até á próxima (daqui a 4 anos!) a Festa mexe com os Tomarenses. Este hei, olha aqui os avós na festa! Olha os fatos, olha os tabuleiros... vem de algo muito genuíno, muito lá de dentro, das gentes da cidade. É a mesma força estranha, contagiante, que leva milhares de pessoas a invadirem as ruas da cidade, logo pelas 8h00 da manhã de domingo, para assistirem à passagem do Cortejo que só decorre cerca das 16h00.

Quando estive em Tomar, pela Festa dos Tabuleiros, e alguém me perguntou se tinha vindo para a festa respondi " Se não viesse morria". Mais tarde questionei-me sobre o que tinha dito. Claro que não morreria no sentido literal da palavra, mas acho que existiria uma explosãozinha cá dentro, uma falta, uma dor. Aquilo que me leva a Tomar na Festa é aquilo que leva muita outra gente sem saber muito bem explicar porquê. De uma forma ou de outra sentimos a festa cá dentro, percebemos o seu valor, existe ali algo de grande que não conseguimos defenir e que comove.
É talvez por isso que o numero de tabuleireiros aumenta a cada nova festa, que existe sempre cada vez mais gente a querer participar- porque a festa está em nós, vive no carinho que lhe dispensamos, na forma como “adoramos” as fotografias que a recordam.

Friday, July 27, 2007

And this is my mood today :)

Big girls you are beautiful...


Ele já nos tinha brindado com um este Grace Kelly que eu já tinha considerado um verdadeiro espectáculo, saídinho das entranhas do novo álbum este girls you´re beautiful está lindo! Com um timbre a ressoar o mito (Fredie Mercury), eu sou fã!

Thursday, July 26, 2007

18

Deitei-me em minha casa e acordei na casa da avó. Não percebia porquê. Fui ter com o avó que estava a fazer a barba e perguntei-lhe:
-avô, porque é que estou aqui?
O meu avô sorriu para mim. Sentou-se na borda da banheira e sentou-me nos joelhos.
- Estás aqui porque a tua mãe foi para o hospital. É hoje que tu vais ter uma mana.
- É hoje? É hoje que eu vou ter uma mana para me ir buscar á escola?
- (risos) sim, é hoje que tu vais ter uma mana.

É a minha mais longínqua memória.

Fui ver-te, pequenina. Não me lembro mas a mãe disse que eu estava estranha e que me deu muitos beijinhos. Lembro-me de pegar em ti e de fazer de ti a minha boneca, dar-te papinha, mudar-te a fralda, dar-te carinhos e algumas palmadas.

Tinha 5 anos. E faz hoje 18 anos que eu tive uma mana.

Ele há putos com sorte!

O Manchester United contratou um menino britânico de 9 anos, depois de ter visionado um vídeo seu no YouTube. O video foi colocado na net por um familiar do menino. Os "olheiros" do clube viram o filme, ficaram convencidos e convenceram a mãe do menino a juntá-lo á equipa de júniors...




Tuesday, July 24, 2007

Patriotismo do puro. Só recomendável a quem sofre do mesmo bem...

Em resposta a isto o Pascal (Belga) diz-me:

"Eu também não sei o hino belga, e acredito que o agora primeiro ministro também não saiba (eu entretanto abri a boca de espanto). Não percebo porque é que se hão de cantar hinos a invocar guerras e memórias que deveriam estar esquecidas nos tempos..." "O próprio hino Português invoca a escravatura nas ex-colónias, não percebo porque ficas tão supreendida..."

A perda de indentidade própria, apátriamento é algo que me assusta. Não me imagino a cantar qualquer outro hino, a sentir emoção por qualquer outra bandeira, a torçer á séria por mais nenhuma seleção de futebol.
Aprendi ainda na escola primária o hino. Practicáva-mos todas as sextas feiras á tarde de pé, quantas vezes fossem precisas para sair perfeito, com a minha professora, uma relíquia do estado novo, a apontar cada linha com uma cana verde.
Claro que não sei o hino belga! Não sei a letra mas reconheço a Marselhesa e o God save the Queen, mas reconheço bem a 9ª sinfonia de Beetoveen (hino Europeu).
Mas é claro que sei o meu hino, afinal é a canção da minha pátria, a música do meu país. Aquela que toca sempre que a minha bandeira sobe.

Quando não nos identificamos como sendo de uma pátria somos, acredito, muito mais levianos. Não existe ali uma emoçaozinha a puxar a asa para casa. Agora compreendo um pouco melhor a admiração de muita gente (Pascal inclusivé) quando lhes comunico que vou de novo a casa...

Saturday, July 21, 2007

O verdadeiro almoço Tuga :)


Esta madrugada enchêmo-nos de coragem e levantámos o fofo cedo da cama (4.30!!) para ir ao mercado do Peixe nas Docas - Billingsgate Market, mesmo ao lado de Canary Wharf. A proximidade dos dois locais faz-me sempre lembrar a expressão "pérolas para porcos", mas enfim, este tema dava origem a um outro longo e prolongado post...

Ora dizia eu que nos abastecemos com dois kilos e meio de Sardinhas fresquinhas e gordas, mesmo como eu gosto, (eu como levo o mestre da terra do peixe vou descansada!) e navalhas para degustarmos ao jantar...nham, nham...

Convenhamos que anunciámos aos vizinhos e arredores que iamos comer sardinhas, dada a fumaçeira que saía da nossa varanda...

Friday, July 20, 2007

Haja gente com bom senso


Face aos resultados da votação das “7 Maravilhas de Portugal”, a fadista Marisa contactou a câmara a fim de realizar um espectáculo no Convento de Cristo, formalizando esta proposta com o envio de um mail, tendo-se já realizado, na passada quarta-feira, uma reunião entre os representantes da fadista e a câmara municipal, a fim de prepararem a sua actuação no monumento Património da Humanidade.

Grande admiradora do Convento de Cristo, a fadista pretende assim compensar o que entende como uma “injustiça” no resultado das votações.

Thursday, July 19, 2007

Tá resolvido; é na margem Sul!

Não é preciso mais estudos é na margem sul e prontos... no deserto não há ninguém, e se houver um acidente não são alfacinhas que estão em causa, não faz mal. Isto para gente (imprensa) que não consegue ver as diferenças, medidas drásticas.

Wednesday, July 18, 2007

Falem bem, e falem mal...

...mas falem!




Porque ela é linda, linda. Não faz os meninos mais afemininados e as meninas gostam. Com esta girly é que nós lá vamos!

Tuesday, July 17, 2007

Desculpem a malcriadice, mas..

this post has been removed by the author

It is legal for 40years. Enjoy!



A imagem da direita, aprovada já pelo comité de publicidade, vem celebrar os 40 anos da legalização da homosexualidade no UK. Já tinha visto a imagem e até já tinha feito vénia á abertura, ao tema despudorado.. até tinha pensado algo do género "Quando é que o meu Portugalzito atravessa mais esta fronteira?!"

Ontem choveram as criticas do London Underground (aonde a maior parte da publicidade é anunciada). Recusam a imagem porque esta mostra dois homens como um casal, para além de um dos homens estar (vou passar a expressão em inglês para que seja percebida em toda a sua plenitude) in an “unnecessary­ state of undress”.

Hoje já outro poster (o da esquerda) foi finalmente aprovado.


Primeiro que tudo gostava de focar o argumento de que os homens são apresentados como um casal. Estamos a falar de uma publicidade gay, certo? desculpem a pergunta mas esperavam o quê? Um homem e uma mulher em poses íntimas? Não fazia muito sentido, pois não? E já agora, aonde está escrito que são um casal? não percebi na imagem... até podem ser só amigos, dois homens que gostam um do outro e que se tocam...

Nús? Onde? Ora cá está o espartilhado Britânico, que pode ver a Kate Moss ao léu todos os dias a fazer publicidades pela Womensecret mas que fica escandalizado por um homem, que por acaso até faz uma festinha a outro, aparecer com uns slips de ir á praia, nada reveladores quando comparados com a tanginha que o macho man José Camarinha usa para seduzir as bifas...Já para não falar de um anúncio novo que por aí anda espalhado aos sete ventos das meninas em tanga em cuequinha reduzida. São meninas, pois... Até podem sem lesbicas mas ao menos não tocam no orgulho matcho..

Sunday, July 15, 2007

"Não sou profeta", mas hás-de cair por terra por afirmações tão parvas...

Indignada com isto.

Sr. Saramago,

Dada a qualidade que possuí, que convenhamos não aprecio, porque não se limita a escrever os seus livros?!

Os meus 3 segredos denunciados - Girly, girly post :)

O primeiro é o da Lua, do qual já estou a tirar partido (Sim, ela vai fazer um assimétrico para mim, mim, mim e só para mim...)

Do segundo tiro ideias. Mas ó que ideias...

Do terceiro tiro graçolas ainda... mas acho-os tão queriduchos que ainda hei-de fazer uma só para mim :)

E ontem a tarde foi assim (link)

Thanks god she hasn´t posted what she promised...

Sim, sim temos mesmo que fazer isto mais vezes!

hi hi hi

Eu adoro, ai mas eu ADORO, ser obrigada a falar com doutorados Portugueses em Inglês. A relação do tu cá, tu lá nestes casos dá-me uma alegria quase absoluta..

Friday, July 13, 2007

Para confortar o teu coração e o meu.

Ela:(risos) Ainda bem que vieste. Não queria nada viver tudo isto sozinha
Eu: (risos) Sim. Ainda bem que vim...
Ela: Ainda bem que não sou filha única - não gostava nada...
Eu: Eu também não gostava! Ainda bem que eu te pedi aos pais!
Ela: Ainda bem! (risos)


Hoje enquanto descarregava este stress que entretanto já acumulei lembrei-me de ti e das tuas palavras. Recordei aquele momento que me reconfortou tanto o coração, sentia que tudo o que me dissés-te, no meio de brincadeiras, vinha do fundo de ti. É tão bom sentir que existe uma outra metade de mim em ti. Saber que estás sempre aí, sempre em mim. Saber que não preciso de dizer nada porque tu percebes pelo meu olhar, saber que o teu olhar me conta a mim palavras.
É tão bom sentir o que sinto quando nos encaixamos assim, quando percebemos que sem a outra nunca seriamos o que somos, mesmo sendo tão diferentes, quando gritamos isso alto para que toda a gente oiça. Então, os nossos sorrisos e as nossas risadas fazem sentido no meio da confusão que provocam nos outros.

"Gosto de ti quando me bates, e gosto de ti quando somos felizes juntas!". Boa sorte para ti hoje.

Wednesday, July 11, 2007

Eu hoje estou assim: mole e sentimentalzinha. Com o coração á flor da pele. Assim mesmo como esta letra descreve...

:(

Já cá estou outra vez (primeiro dia de lab). Estou de rastos.

De onde vens, de onde vens?

venho da festa... :(

Tuesday, July 10, 2007

"Enfim, a Festa!"*

Tomar no Domingo acordou assim, mergulhado num mar de gente (meio milhão):




Éramos muitos, mas onde está o povo é onde é a festa, que se fez linda numa tarde de sol abrazador:




Os meus primos, Paulo e Susana que (repare-se!) levou o tabuleiro no cortejo com apenas uma mão:




E no final, até eu me aventurei com os 30 quilos á cabeça!


*evocação ao (grande) Nini Ferreira

Wednesday, July 04, 2007

:)

Já cá estou.
Para onde vais, para onde vais?
vou prá festa! :)

Monday, July 02, 2007

O Cortejo dos Rapazes 2007

Não, eu ainda não estou lá, mas já falta pouco :)
No fim-de-semana antes da grande Festa dos Tabuleiros existe sempre um outro cortejo, não menos importante para as gentes da cidade, aonde são as crianças que a pares levam os tabuleiros, O Cortejo dos Rapazes.







A Carolina sempre sorridente!
























A Sofia (minha afilhadita) com um sorriso maroto :)


















E o Tó, que parecia um senhor á séria!











Força Tabuleireiras!!!!!!


Sunday, July 01, 2007

1st of July - England goes smoke free

Começou finalmente a época do ar puro que é como quem diz a época de gente que se respeita mutuamente. Posso finalmente ir aos domingos de manha ao Whetherspoon cá do sítio, beber o meu capuccino de 69píís e não ter que gramar com o fumo daqula velha chata que é simpática ao ponto de não fumar para cima do maridinho mas fá-lo para cima dos outros clientes.
Sei que a questão é controversa, mas tenho o direito ao meu metro cúbico de ar puro e gosto de mantê-lo. Estou cansada de ver esse meu direito sempre renegado para segundo plano perante alguém em prol do seu belo prazer. Bolas, eu gosto de tanta coisa e não importuno niguém por isso... Olha, gosto de capuccinos e não urino para cima de ninguém. Não impingo o resíduo do meu prazer a ninguém.
Por isso, aplaudo a bom som e de pé esta nova lei.