Sunday, November 25, 2007

Decisões.

Esta foi uma das mais difíceis semanas que já passei por aqui. Foi a semana do meu transfer viva (aka exame oral do primeiro ano de doutoramanto) ao qual passei, mas para o qual não vivi/ relaxei/descansei durante dois meses. Correu bem, mas mesmo assim longe daquilo que eu considero o melhor, e confesso que saí de dentro da sala com aquele sentimento de tarefa apenas meia-feita.
Entretanto o João foi para Portugal e há decisões que têm que ser tomadas (aka em relação á nossa casa) que são as ultimas decisões que eu quero tomarneste momento…
Senti-me (e o João não tem culpa nenhuma nisto, ele apenas prosseguiu o seu caminho, como eu muito bem percebo e entendo que o faça) completamente baralhada. Há já muito tempo que não me sentia assim, que não chorava assim; ao ponto de acordar com os olhos inchadíssimos e com uma dor de cabeça brutal. Não sabia (nem sei ainda bem) o que fazer. Procurei quartos para alugar e quantos mais sítios via mais me apetecia chorar – não consigo viver ali, não consigo….

Na sexta-feira tomei a decisão de adiar qualquer decisão brusca pelo menos durante uns tempos: adoro a minha casa, adoro morar aqui, sou tão feliz aqui e quero manter a minha casa a todo o custo. Sei que vou abdicar de algumas coisas de que gosto também para isso, mas não vale a pena pensar assim!

Entretanto, em parte motivada pela necessidade de manter a minha casa e pelos preços exorbitante das viagens em Dezembro, decidi que vou passar o Natal aqui. Sim, just in case if you´re wandering, sozinha, sem pais, sem mana, sem amor.

Nunca passei o Natal fora de casa, e confesso que pelo menos inicialmente não me senti particularmente feliz com esta decisão. A minha pequenina dor tem sido aliviada/descomprimida - têm chovido convites dos meus amigos que também ficam cá para passar a noite de Natal. É estranho, mas só agora percebo a quão diferente é vida que eu levo. Apesar de tudo eu vou a Portugal imensas vezes e por grandes períodos de tempo, estou aqui a fazer o que gosto e a minha vida não é em provação, mas algo que enfrento com alegria e gosto. Tenho os meus problemas, as minhas frustrações e por vezes sou acometida daqueles ataques que todos nós emigras temos do “o que é que eu estou aqui a fazer, hum?”. Mas de uma forma geral sou muito feliz. E sou-o ainda mais porque tenho perfeita consciência disso, que sou uma sortuda de primeira, com o rabiosque bem voltado pra lua…
Enfim, este vai ser um natal diferente, que vou partilhar com outras culturas. Planeio passar a noite com a minha colega Polaca e vou participar na caridade/ conforto natalício aos sem-abrigo. Não sei ainda como irá ser o ano novo, talvez ainda dê um saltinho a Portugal.
Agora, que o pesadelo amainou um pouco deixem-me pedir que venha daí uma melhor semana que esta, por favor!

6 comments:

Wask said...

isso eh que foi uma semana!!! nao deve ser facil estar no teu lugar. ainda hoje, sem ter lido ainda o teu post, falava com a Maria sobre identica situacao, ela nao querer viver aqui e estar muito agarrada ah familia, e como seria se ela decidisse ir embora...

Quanto ao Ano Novo, vamos aqui estar em Londres, porque a Maria trabalha entre Natal e Passagem de Ano.
Se quiseres companhia portuguesa para abrir o champagne, conta conosco!!! Alias, eu estou a pensar meter um post no Forum Tuga no Uk para ver quem vai estar aqui na Passagem de Ano e combinar alguma coisa!!!

bjokas!!!

M. said...

Espero que, como o ditado garante, depois da tempestade venha a bonança ;)

Lua said...

Epá... o que é que perdi nestes últimos dias?

Passas o Natal connosco e já está!!! FIM DE CONVERSA :)

O Ano Novo també mas agora já estou a competir ali com o Wask:) Porque é que não nos juntamos todos?

Dou-te um toque hoje para te mandar um beijinho grande, ok?

Clementine Tangerina said...

Melhores dias virão...vais ver...vais enfrentar novos desafios e o próximo ano será com certeza muito feliz.

Aproveita para fazeres coisas que nunca fizeste no natal porque vinhas para Portugal*bjinhos lindona*

Cromossoma X said...

??! Bem, agora é que vocês me lixaram...

Mas quantos mais convites vou eu ter para passar o natal??! :)

Anonymous said...

Pois percebo perfeitamente como esses ultimos acontecimentos te tem deixado em baixo. Ao menos agora ja sabes que vais ter muita companhia para passares o natal e o ano novo, por isso vais ver que vai acabar por ser interessante tambem. Como eu vou estar em portugal eu nao nao vou poder adicionar aqui outro convite para passar as festas mas se entretanto mudares de ideias em relacao 'a casa, eu vou ter mais um quarto disponivel la em casa algures em Janeiro caso estejas interessada.