Tuesday, October 31, 2006

A pedido de muitas famílias....segue a receita do pão que maravilhou milhões!!

Dissolve-se o fermento (cerca de 3 colheres de chá) em água quente (uma chávena) e deixa-se repousar a mistela durante cerca de uma hora. Pode usar-se fermento instantâneo, mas o pão fica menos fofinho...
Entretanto vai-se fazendo a cama, lavando a cara, escovando os dentes e tratando dos afazeres de casa (convém lembrar que isto é feito no sábado de manhã, já que o preparado leva cerca de 3 horinhas a fazer...)
Deita-se farinha de trigo numa tijela (eu faço a olho mas apostaria numas 400/500 gramas) á qual se junta o fermento dissolvido, um fio de azeite e água q.b. até a massa ficar viscosa. Amassar, amassar, amassar...até que a massa fique completamente homogénea.
Deixar descansar durante uma hora, tapado.
Entretanto vai-se até ao mercado comprar o peixe para o almoço...
A massa deve ter duplicado de tamanho ao fim de uma hora/ uma hora e meia. Os fornos caseiros não são própriamente altos, pelo que se divide a massa em dois, coloca-se sobre um tabuleiro forrado a papel de alúminio e vai ao forno.
Não sei o tempo que demora a cozer, mais uma vez é a olho...O pão está pronto quando estiver douradinho por cima e quando o voltamos ao contrário e lhe batemos com a mão fechada ouvimos um som oco.
Bom apetite!

No comments: