Tuesday, June 26, 2007

Quanto custa salvar uma vida? Existem empresas com resposta.

As recentes notícias sobre o primeiro transplante de células estaminais preservadas por um banco privado português provocam em mim um misto de felicidade e indignação.

Dou desde já os meus parabéns á Crioestaminal. Há já algum tempo que tenho conhecimento da "empresa" e verdadeiramente sinto que o serviço que proporcionam é essencial. Não lhes tiro o mérito e o reconhecimento que merecem.

Em Portugal, em norma, são apenas criopreservadas no sistema de saúde público células embrionárias de bebés irmãos de crianças com problemas genéticos. Cabe aos bancos de recolha privados a tarefa de criopreservar as células estaminais do cordão de bebés cujos paizinhos são pelo menos conscientes em relação ao futuro. Portugueses já existem alguns, cito a Crioestaminal a Bioteca e a Bebevida, "empresas" que cobram uma taxa mínima (repito mínima) de 1000euros pelo pacote de recolha.
Num país em que o salário mínimo é de pouco mais que 400euros é normal que muito boa gente opte for ficar quietinha no seu canto enquanto abre as pernas, não acham?

Fica a questão: para quando um banco nacional de células embrionárias?

3 comments:

bruxinha said...

pois é, cromossoma, salvar uma vida nem devia custar era nada!!

mas infelizmente custa, e não é pouco...

não é só uma questão de consciência em relação ao futuro, como tu dizes!! já pensaste nisto?
há muitos bebés "cujos paizinhos são pelo menos conscientes em relação ao futuro" e que infelizmente não dispõem de meios financeiros - no caso mil (!!!) euros ou mais - para o fazer...

há muitos pais que se calhar até queriam fazê-lo e das duas uma: ou ficam para a eternidade com um peso enorme na consciência, a pensar que "um dia poderá ser preciso e o meu filho não tem, porque eu na altura não tinha dinheiro", ou então endividam-se até ao pescoço para o poder fazer... e estamos a falar de quantias avultadas, porque isto quem faz para um filho faz para todos e as empresas de preservação não têm descontos de família...
já pensaste nisso?

bruxinha said...

o tema é polémico e até controverso... há muitas opiniões a favor e outras tantas ou mais contra...
aqui está mais uma notícia:
http://jn.sapo.pt/2005/01/06/sociedade/celulas_estaminais_sao_negocio_portu.html

bruxinha said...

ooops, o link ficou cortado... como não consigo pôr o hyperlink dirctamente para o artigo, aqui fica de novo em duas partes:
http://jn.sapo.pt/2005/01/06/sociedade/
celulas_estaminais_sao_negocio_portu.html