Monday, July 30, 2007

No baú da recordações...



Os meus primos acabaram de me mandar esta pérola: os meus avós, pelas minhas contas pelos finais dos anos 40, a levarem Tabuleiro na Festa dos Tabuleiros no primeiro ano em que namoraram.

Não deixa de ser interessante a forma como a população da minha terra se move e se une em volta da Festa. Ainda hoje, e passadas agora umas 4 semaninhas desde o grande dia e faltando ainda muitos muitos dias até á próxima (daqui a 4 anos!) a Festa mexe com os Tomarenses. Este hei, olha aqui os avós na festa! Olha os fatos, olha os tabuleiros... vem de algo muito genuíno, muito lá de dentro, das gentes da cidade. É a mesma força estranha, contagiante, que leva milhares de pessoas a invadirem as ruas da cidade, logo pelas 8h00 da manhã de domingo, para assistirem à passagem do Cortejo que só decorre cerca das 16h00.

Quando estive em Tomar, pela Festa dos Tabuleiros, e alguém me perguntou se tinha vindo para a festa respondi " Se não viesse morria". Mais tarde questionei-me sobre o que tinha dito. Claro que não morreria no sentido literal da palavra, mas acho que existiria uma explosãozinha cá dentro, uma falta, uma dor. Aquilo que me leva a Tomar na Festa é aquilo que leva muita outra gente sem saber muito bem explicar porquê. De uma forma ou de outra sentimos a festa cá dentro, percebemos o seu valor, existe ali algo de grande que não conseguimos defenir e que comove.
É talvez por isso que o numero de tabuleireiros aumenta a cada nova festa, que existe sempre cada vez mais gente a querer participar- porque a festa está em nós, vive no carinho que lhe dispensamos, na forma como “adoramos” as fotografias que a recordam.

1 comment:

Rita Maria said...

Lindos, especialmente a tua avó. Adorei este teu post!