Saturday, June 07, 2008

FSL #17 Alien hand syndrome

Não sei se muitos de vos vão conseguir ler o artigo de que vos vou falar, mas segue o link para o abstract. Isto é um FSL á séria meus amigos!!!

Antes de mais deixe-me falar-vos de uma doença chamada Síndrome do Dr. Strangelove (Alien hand syndrome):
A conectar os dois hemisférios cerebrais temos um septo chamado “Corpo caloso”. Este septo é responsável, nao só, mas também, pela coordenaçao do movimento dos membros superiores; pelo que a este estiver destruído ou simplesmente não exitir, o paciente torna-se uma pessoa mentalmente instável, com acções contraditórias. É característico o exemplo de que uma mão está a abotoar os botões da camisa e outra a desabotoá-los.
Em jeito de curiosidade deixem-me dizer-vos que este septo é normalmente destruído cirugicamente em casos extremos de epilepsia, o que se pensa aliviar um pouco o sintoma. Interessante, hã? Mas agora vem a parte divertida deste post:

No artigo que vos encaminho, sob o título “Involuntary masturbation as a manifestation of stroke-related alien hand syndrome.” Podem a ler a história de um homem de 73 aninhos cuja degeneraçao cerebral levou á destruiçao do corpo caloso, e consequentemente ao aparecimento do síndroma, a quem a descoordenação de movimentos dá para se masturbar involuntáriamente.

Por muito cientificamente que eu queira olhar pró artigo não consigo deixar de imaginar uma cena qualquer embaraçosa e dar deste lado umas boas gargalhadas, para depois respirar fundo e voltar ao trabalho.Eu avisei que a vida de cientista era divertida.

1 comment:

Lua said...

73 anos?

Epá... pelo menos os resultados são ...pleasurable. Mais que não sejam os físicos...