Monday, September 01, 2008

This is England


Londres é uma cidade muito mais perigosa do que qualquer outra cidade Europeia ou Americana, diz-se por aí. A imprensa sencionalista esmifra até ao tutano cada morte com armas brancas. A morte está á solta e já não ligamos aos números de violações por ano. Os julgamentos são feitos de porta aberta e com demasiada transparência, sabemos tudo, julgamos também nós tudo. Pelos jornais acumulam-se bitaites de quaisquer gato-pingado, todos estamos convencidos que possuímos a razão.

Eu moro aqui, e sejamos honestos, não moro na área mais segura da cidade. Identifico-me imenso com a minha rua, o mercado as as gentes latinas que por aqui abundam, mas sei que está longe de ser considerado o local mais seguro para se viver. Ainda assim, nunca tive nenhum problema, e á excepção de quando encontrei um panfleto na caixa do correio á procura de testemunhas para um homícido por estes lados há cerca de 1 ano, nunca tive conhecimento qualquer problema. Pelo contrário, quanto mais cá moro mais me apaixono pelo Sul e pelo Este de Londres, digam lá o que disserem, venham com os argumentos todos.

Mas a violência por aqui existe, e todos nós a sentimos nas entrelinhas da vida, sejamos realistas. E é nesse sentimento camuflado em todos nós que o filme que vos recomendo se baseia; Shaun é um miúdo de 12 anos cujo personalidade já por si violenta o leva a entrar num grupo se skinheads. Mas o que inicialmente era um grupo de inofensivos fashionistas com a mania da diferença, depressa se torna num grupo pró-nacionalista que condena a imigração quando um antigo membro é libertado da prisão e recuperar a chefia do bando. Muito, muito desconcertante por vezes, o filme é considerado uma afronta ao Partido Nacionalista. A ver. Sobretudo por quem já cá anda há uns tempinhos.

2 comments:

Atom said...

Adorei esse filme! E comprei-o na HMV quando estive aí em Fevereiro porque em Portugal nunca o vi á venda. Parabéns atrasados, já agora! =)

Unknown said...

E um filme que esta na minha coleccao ha aj algum tempo. Gosto bastante.
Mas os ingleses sabem fazer filmes!
pronto, ja disse.