Saturday, February 17, 2007

Ano novo Chinês (Chúxì)

Hoje é noite de ano novo Chinês, ou Chúxì (除夕). Chu significa "change (mudança)" e xi significa "Eve (noite)". Dêem as boas vindas ao ano do porco!!!

O ano novo chinês dura na totalidade 15 dias, começa com a lua cheia (sim, se repararem bem hoje está lua cheia) e termina 15 dias depois com o festival das Lanternas, que muitos provavelmente já viram na televisão em que todas as crianças do países que seguem o calendário chinês desfilam pelas ruas com uma lanterna acesa nas mãos.
O calendário chinês rege-se simultaneamente pelo sol e pela lua, e um ciclo solar demora 29.5 dias. Para que os anos acertarem com o calendário solar os chineses têm um mês a mais a cada 19 anos – equivalente ao nosso 29 de Fevereiro.
A noite de ano novo e o dia de ano novo são geralmente celebrados em família. Os Chineses esmeram-se para comer uma comidinha melhor, geralmente peixe que em chinês siginfica ‘extra’ e tradicional, tradicional é o bolito, Niagao, feito de pasta de feijão encarnado e arroz (fica a foto)
Aqui em Londres a ChinaTown fica completamente compacta (eu estive lá o ano passado e comprovei) e amanhã é dia de ir a Trafalgar para ver desfilar o dragão.

E como é que eu sei isto tudo? Eu estou no meio deles. Eu trabalho (?) na secretária ao lado do Vincent (de Taiwan) e ele acabou de me fazer a última boa acção do ano (a um sábado, hã, isto é que é amigos!) porque me contou as células e individualizou-as para eu as infectar com os meus viritos. Pronto ele merece esta homenagem. E amanhã lá estarei no Trafalgar square para a festarola.

No comments: