Saturday, December 22, 2007

Na engorda - este blog entra oficialmente em dieta daqui a 15 dias...

Para quem só agora sintonizou este canal eu, sem o ser em pleno, sou adepta da comida vegetariana. Aliás, sou adepta de qualquer coisa que me cheire a diferente, a outras culturas, a sabores que não os meus habituais, coisas novas. Habituadinha a um mundo aonde a carne domina, algo que Portugal e o UK têm em comum, procuro sempre coisas novas para fugir ao tédio dos bifes com batatas fritas, bifes com arroz e bifes com massa. É portanto com agrado que embarco em cozinhados estranhos, aos quais o João (coitado!) muitas vezes serve de cobaia. Cozinhar é um prazer e, tenho agora consciência, é também uma coisa de cientistas, química pura. Definir uma ideia principal (ou hipótese), misturar coisas diferentes e conjecturar sobre o resultado final são acções podem muito facilmente descrever as duas actividades..
Mas voltando á ideia principal, no almoço de Natal do departamento fui introduzida á comida natalícia tradicional dos vegetarianos – o (famoso) Nut Roast. Confesso que adorei, resolvi reproduzir cá em casa, e encontrei este vídeo que explica como se faz na perfeição. O que comi no departamento era mais baseado em Brasil nuts (como é que se diz Brasil nuts em Português?!) mas a minha versão incluindo pistachos estava ainda melhor! Hummm.. nhami nhami…

E agora para a minhoca;

Receita dos rissóis vegetarianos
(não me perguntes quantidades, comigo é tudo a olho ou a canecas)

Massa:
Farinha
Água
Manteiga ou margarina
Sal

Leva-se a água o sal e a gordura ao lume, assim que ferver deita-se farinha qb. E envolve-se tudo. Este preparado volta ao lume com chama fraca para que toda a humidade da massa seja absorvida até que forme uma grande bola. Tira-se do lume e deixa-se descansar durante pelo menos 20minutos. Com um rolo tende-se a massa numa superfície plana. Caso a massa comece a colar ao rolo polvilhar com farinha para absorver a humidade. Uma vez tendida, colocam-se sobre a massa pequenos montinhos de recheio que se cobrem com a própria massa dobrando-a. Corta-se com auxílio de um copo. Passam-se os rissóis por ovo batido, pão ralado e fritam-se em óleo bem quente.

Nota: geralmente faço quantidades industriais de massa para rissóis que divido em bolinhas e congelo. Quando preciso de fazer rissóis novamente é só fazer o recheio, descongelar a massa e já está!

Recheio:
Cenoura, beringela, courgetes, milho, pimentos e cogumelos qb.
Farinha e leite qb.
2 gemas
Salsa picada
Sal
Sumo de limão

Cozem-se rodelas de cenoura durante 5-10minutos até ficarem tenras, tendo o cuidado de cortar ao meio as rodelas muito grandes. Junta-se o pimento, a beringela e as courgetes cortadas aos bocadinhos, os cogumelos laminados e o milho. Deixa-se ferver por mais 5 minutos. Retira-se do lume, escorre-se e reserva-se.

Pica-se uma cebola muito fininha (não gosto nada de ver grandes pedações de cebola nos rissóis) que se aloura em gordura (geralmente uso manteiga ou margarina pois fica mais gostoso). Junta-se os vegetais previamente cozidos e deixa-se frigir por uns 3 minutos até os vegetais ficarem saborosos. Acrescenta-se sal qb.
Baixa-se a chama e adiciona-se farinha lentamente para que não forme grumos e seja absorvida pela gordura, deixa-se cozer por uns minutos e rega-se com leite. Deixa-se o creme cozer até ficar bem espesso. Tempera-se com sal, pimenta, sumo de limão e noz-moscada e adicionam-se 2 gemas. Finalmente gosto de juntar um pouco de salsa picada grosseiramente. Está pronto, deixar arrefecer e colocar sobre a massa!


Nota: O meu recheio tem uma receita única, só mudo os ingredientes accordingly caso queira fazer rissóis de peixe, camarão, carne ou vegetarianos.

1 comment:

Rita Maria said...

Boa, também estava a precisar de uma receita de rissóis...porque será que mais ninguém europa fora sabe fazer salgados?