Saturday, January 26, 2008

Fun Science life (10)? Not so sure today...


Para quem não sabe, para além do PhD sou assistente das aulas prácticas de Medicina do King’s. Ontem descobri que os burranas* (desculpem, que não têm outro nome!) dos meus alunos não tem a mínima ideia do que são Radianos. Aíiii



*Após recepcãao de e-mails controversos relativos ao termo utilizado neste post venho clarificar:

1) Eu nao refiro aos meus alunos num modo geral - estou a referir-me apenas e só apenas aquele grupo de pessoas.

2) Haver um grupo de pessoas na Universidade, em ciências, que não tem sequer uma idea geral do que são Radianos choca-me profundamente. Não sou a maior nem a melhor, só acho incrível!!! E acreditem que não sou a única!!

3) Finalmente, gostaria de referir que O MEU BLOG NÃO TEM CENSURA – aqui practica-se a liberdade de expressão própria dos países civilizados!

(nota adicionada a 29/01/07)

6 comments:

Restelo said...

Pois é! Realmente, não saber o que são radianos!! É como não saber o resultado da equação de Schrödinger!!
É pá, explica lá o que são os raios dos radianos que eu não faço ideia do que estás a falar!

Cromossoma X said...

Ok,podes ate nao estar a ver mas de certezinha que ja ouviste falar em Radianos:

Concerteza que sabes o que e’ o grau (angulo) que mede o angulo de uma circunferencia. Apesar de ser uma unidade bastante popular na medida de angulos o grau não está relacionado com as propriedades métricas do plano - assim foi criada um novo sistema metrico o Radiano, que e’ a unidade de medida de arco do Sistema Internacional (SI).

Assim, 1 radiano e’ o angulo definido no centro de um círculo por um arco de circunferencia com o mesmo comprimento que o seu raio.

Mais coisas aqui:
http://www.geocities.com/angolano/Astronomy/Astronomia/PInoCeu.html
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/trigonom/trigo01.htm

ATENCAO, eu estou bem longe de ser uma barra a matematica - parte do texto acima sao cotacoes da net. O expert da matematica la em casa, que faz contas de dividir de cabeca com numeros grandes e’ o amorzinho doce…

Anonymous said...

Oi, lol..como és assistente nuam das aulas de alunos de medicina, será que podias informar como é o sistema de ensino aí em medicina, parab alunos graduados e não graduados?
bj

plese...help me!! :)

D said...

Não são cotações, são citações. É super normal confundir, por causa de "quotes". Parabéns pelo blogue!

Cromossoma X said...

Ola Malibu, benvinda! Em resposta a' tua questao o sistema e' muito selectivo e a candidatura e' feita com 1 ano de antecedencia, ou seja em Outubro de um ano para entrada em Outubro no ano seguinte.

A seleccao e' feita tendo em conta tres variantes: 1) as capacidades intelectuais do candidado - e' feito um teste especifico 2) testes psicotecnicos ao candidato 3) entrevista

Ou seja, um sistema muito mais justo!!

Existem muitos programas de medicina em todo o Reino Unido, mas existem tambem escolas que tem programas com bolsas e programas reduzidos para estudantes ja graduados - conheco a St. Georges, o King's e o Imperial com este tipo de "cursos" (O curso no imperial e' relativamente recente-2anos- e pode portanto nao aparecer em muitos catalogos online)

mais? faz perguntas...nao sou expert mas ajudo no que puder!

Deda: :) o que dizer-te?! como ja tinha referido aqui na minha cabeca vai uma grande confusao linguistica...

D said...

Eu sei como é, às vezes digo "acomodações" em vez de alojamento! Olha, quero conhecer o teu projecto, interessa-me saber o que os cientistas portugueses andam a fazer aqui! Beio