Saturday, June 17, 2006

O Sonho continua...já estamos nos oitavos!

Hoje levantei-me com uma disposição daquelas. Eram dez horas porque o relógio biológico não sabe que é fim-de-semana e comecei logo aos pulinhos; chegou finalmente o grande dia, a minha estreia em jogos da selecção cá longe!!! (Lembro-vos que estava em Portugal no Euro2004 e que assisti ao Portugal-Angola ainda em terras lusitanas!!)

Meio-dia e começo os preparativos. Visto a minha camisola de Portugal caseira, desenhada por mim e elaborada pela minha avó Dete, ato o cachecol á carteira e ponho-me a caminho de Camden, a minha paragem inicial. Chego á estação e o metro está com tromboses. Os comboios para norte estão completamente congestionados, mudo de rumo, vou para sul, Stockwell, lá há festa pela certa.
Chego mesmo a tempo de ouvir o Hino, escolho o Café Estrela pela quantidade de gente, afinal já dizia o meu avô, a festa é aonde está o povo. Não há lugar sentado e poucos há em pé. Permaneço 90 minutos sob um sol abrazador (que bem se nota nos meus ombros), e quase que fico surda de tantos gritos, hurros, palmas, olés, “portugais”, “vás lás” e “vamos”. Ao intervalo, ainda a a zeros no marcador o povão desespera. Tenho então tempo para olhar em redor; gente de todas as idades vestida de vermelho rubro e verde bebendo sagres, super bocks e sumois. Milhares deles, a rua cheia. Apitam, cantam, gesticulam, riem e choram. De repente também eu tenho vontade de chorar…o que move toda esta gente? O que nos faz cá de longe vestir as cores da bandeira e gritar a cada passe dentro da área do adversário? Sei que é algo grandioso, que me deixa fascinada…
Vem a segunda parte e com ela dois grandes golos. Primeiro Deco, a confirmação de uma certeza, o toque de um mágico. Lindo! Stockell abanou forte! Depois Cristiano Ronaldo. Vamos lá ser verdadeiros, o tipo até pode ser saloio/chugoso, mas aquele golaço vale tudo, a confimação do estatuto: e vivó puto-maravilha!
A festa prolongou-se até agora (são 7 e meia) muitos apitos, muitas bandeiras, muitas palmas e muitas asneiras também (as bebedeiras já apertam). E para aqueles que apregoam para quê tanta festa eu respondo que posso não festejar mais nenhum, deixa aproveitar esta!
Foi bom.
A certeza permanece: Portugal a caminho do Mundial!

1 comment:

Klatuu o embuçado said...

PORTUGAL - 2 // NUCLEAR DE ALÁ - 0