Saturday, August 11, 2007

Tudo é relativo

Caminhávamos Charing Cross abaixo após um repasto em Chinatown.

Me: next time we´re going to a Portuguses place! We´ve come here twice now!
Vincent: Portuguese? Well... I´ve been to Nando´s
(uma cadeia de casas de frango assado)!
Me: Nandos?!! I mean proper Portuguese food!
Vincent: but you said Nando´s was typical...
Me: well... it is typical, but is not something very special! Nando´s is something like our take away, what you get when you´re in a rush or you don´t feel like cooking...
Vincent: take away?!! That´s a very good take away!


Em Portugal a maioria das pessoas gosta de frango assado. Mas gostamos de frango assado de uma forma neutra, não conheço ninguém que verdadeiramente adore frango assado acima de todas as coisas.
- épa não temos nada feito e já é meio-dia-e-meia...Olha vamos mas-é buscar um frango! E tá feita a coisa. Por uns 7 euritos come o pai, a mãe, o vizinho e ainda sobram os ossitos para o bobby. É assim tipo enfarda-brutos, como quem come só por comer, é ou não é?
Aqui é tido como algo espetacular, do reino das comidas divinais. Aposto que até jantares românticos são acompanhados do peri-peri chicken...

Mas o frango não é caso único. Tenho a certezinha de que muitos dos meus colegas Portugueses desterrados quando estão em Portugal por periodos de tempos superiores a um fim-de-semana não ligam peva nenhuma aos pastéis de nata que se acumulam no balcão dos cafés... vá la, confessem... em Portugal nunca escolhem o pastel de nata, porque existem sempre outros bolos, outras coisas... nunca valorizamos inteiramente o quanto gostamos das coisas.

2 comments:

snowgaze said...

Esta desterrada quando vai a Portugal mata as saudades todas. Por outras palavras, não só marcha o pastel de nata como mais uma ou duas das outras coisa boas das pastelarias. Sim, deve ser mau para o colesterol e mais uma data de coisas, mas sabe tãoooo bem! :)
(e sim, as outras pessoas dos cafés/pastelarias e os próprios empregados ficam sempre a olhar para mim como se eu fosse doida por comer aquilo tudo. sabem lá eles o que um gajo passa durante tanto tempo sem poder sequer olhar para aquelas iguarias...)

Lua said...

Eu faço o mesmo que a Snowgaze.

E acredito mesmo que muitos Portugueses só dão valor a muita coisa quando vão para fora de Portugal :( Eu sou um caso...