Wednesday, December 05, 2007

Christmas versão vegetariana

Este ano, para variar, resolve-mos fazer uma mini-almoço-ceia-de-natal todos juntos. Eu explico: no dia 21 cada um leva algo (preferencialmente de acordo com a sua cultura) e almoçamos todos juntos. Até aqui a ideia é bestial. O problema surge quando me chega á ideia que metade do pessoal é vegetariano…
Eu sou adepta da comida vegetariana, aliás, há já muito tempo que não como carne por opção própria. Mas, e comidas tradicionais de Natal Portuguesas vegetarianas? Existe alguma coisa? É que eu…


Ok, não se pode levar carne, portanto esquecer o bacalhau…tofu assado com azeite e alho? Hum.. será que isso é bom?
Polvo? Ah, pois, também não dá…
Estão…talvez uma quiche de vegetais. Não espera, como tenho que pensar em Portugal ponho-lhe camarão…oh, mas camarão não dá e quiche também não é comida portuguesa, bolas!
Croquetes de soja, é isso! Oh, mas croquetes não é comida de Natal!
(…)


Ajudem-me!

11 comments:

Lua said...

és vegetariana? a sério?!

Anonymous said...

sonhos, bolo rei, figos secos recheados de nozes, azevias

http://www.docesecompanhia.com/receitas_natal.htm

Ana Margarida Nunes said...

Hum... talvez possas fazer uma quiche ou tarte salgada. Eu conheco uma tarde de cebola maravilhosa! Leva natas, cogumelos e outro legume que queiras colocar. E e optima depois de fria!

Restelo said...

Proponho Roupa Velha, comida típica do dia 25, mas substituis o Bacalhau por Tofu (se encontrares tofu fumado ainda melhor):
O bacalhau, as couves e as batatas são provenientes de sobras da noite de Natal e estão cozidos. Limpe o bacalhau de peles e espinhas e lasque-o. Corte as couves e as batatas em pedaços pequenos. Leve ao lume o azeite com os alhos picadinhos e, quando alourarem, adicione o bacalhau desfiado e os pedaços de couve e batata. Deixe fritar um pouco mexendo bem. Sirva bem quente.

Cromossoma X said...

Fátima: não...não sou vegetariana! Mas ultimamente, até porque tenho estado sozinha, tenho comido muita comida "vegetal"

Isabel: preciso de salgados!

Ana: Parece optima, de facto!Não é é muito natalícia... Manda-me a receita anyway..:)

Restelo: Ora cá está uma boa ideia! Realmente o tofu fumado substitui muito bem bacalhau...GOSTEI!

Anonymous said...

ja tinha avisado a Filipa que nao ia poder ir ontem :(
Vais hoje ao Star Tracker?

bjokas...

Anonymous said...

Olá... Porque não tentas o Bolo Rei Folhado? É perfeito como salgado, é típico de Portugal e pode ser assumido vegetariano!

Cromossoma X said...

Bolo Rei folhado? Típico de Portugal?
Acho que não estou a ver...

Anonymous said...

Sónia, e que tal uma feijoada de soja?... Com aquela soja aos bocados que passa muito bem por carne?... POdes sempre fazer uma sopa... um creme de legumes, uma sopa de ervilhas, uma sopa Juliana, uma açorda Alentejana... e para sobremesa, o típico arroz doce, um bolo rei, sonhos de natal, e outros doces que possas imaginar, e que sabem tão bem no nosso Portugal! Ah, lembrei-me agora! Faz Tofu, ou soja, com migas de couve e batata a murro... Beijinhos grandes!...

Anonymous said...

... e grão!... (tinha-me esquecido do grão!)

Cromossoma X said...

Boas sugestões catarina!!!
beijinhos pa ti tb :)