Thursday, January 31, 2008

Chegou a época dos Saldos...




...e Ups! Ora vejam quem cresceu!!

E para os que já estão prontos para dizer que é só inveja; convenhamos que a menina não tem nada que eu nao tenha… o problema é que eu tenho um bocadinho mais de carninha em cima que ela não tem….

Tuesday, January 29, 2008

Estes últimos dias...

Têm sido obra!

Na Sexta-feira, com um encontro préviamente marcado com a Maria e afluentes para Shoreditch, telefona a Lua a convidar-me para um café já que estava mesmo em frente ao “meu hospital”. Conversa puxa conversa e lá vão estas duas almas para o IKEA de Nesden com o propósito de comprar formas para bolos - hei, por falar nisso, aonde estão esses bolos? Não vi nada… – Cheias de fome, já que o restaurante da loja estava fechado, passámos 3 horas deliciadinhas com aqueles precos…é sempre tão bom ir ao IKEA, mesmo que se compre pouco!!
Mas o melhor ainda estava para vir..apesar de já ter visitado aquele Ikea e de lá ter ido novamente fui sempre por atalhos… e áquela hora da noite, pelos caminhos normais, sabia lá eu voltar á estacão! E muito menos sabia a Lua... Só sei que eram 11 e tal da noite estavamos nós em frente a uma estrada-do-tipo-Autoestrada sem saber para que lado era o norte e o sul, cheiinhas de medo de não conseguir apanhar o último metro… Entretanto foi-se a noite com a Maria…

Mas deu para compensar no sábado. O pretexto de Sexta mantinha-se: O Tiago voltava a Londres por uma semanita depois de uma escapadela de 2 meses na América do Sul - isto há gente com sorte, hã? Claro que isso é mais que motivo para uma janta na Bodeguita que nos enche até ás costuras. Se não ora apreciem a comida Colombiana:



A noite foi ali mesmo - arrumam-se as mesas e as cadeiras para um canto e a música latina domina. Claro que, eu ao lado das Colombianas não tenho a mínima hípotese mas sempre deu para arredar o pé um bocadinho…

Ontem foi a vez de ir a East London. Confesso que, apesar da imagem negativa inicial comeco lentamente a gostar da área e a conseguir perceber o que está por detras da camada feia e suburbia. Em casa da Lua comeu-se bem - uma carne de porco á Alentejana de comer e chorar por mais, bebeu-se bem melhor, e (abram a boca) fez-se bellydance (danca do ventre). Muito giro, muito mesmo!!! Fica a dúvida: ou não tenho mesmo queda para aquilo e ponto final; ou tenho mesmo muiiiito que praticar…

Sunday, January 27, 2008

Para que conste: Barrack Obama tem o apoio deste blog!

Não gosto particularmente dos métodos da menina mas apoio e subscrevo o ideal.

Saturday, January 26, 2008

Fun Science life (10)? Not so sure today...


Para quem não sabe, para além do PhD sou assistente das aulas prácticas de Medicina do King’s. Ontem descobri que os burranas* (desculpem, que não têm outro nome!) dos meus alunos não tem a mínima ideia do que são Radianos. Aíiii



*Após recepcãao de e-mails controversos relativos ao termo utilizado neste post venho clarificar:

1) Eu nao refiro aos meus alunos num modo geral - estou a referir-me apenas e só apenas aquele grupo de pessoas.

2) Haver um grupo de pessoas na Universidade, em ciências, que não tem sequer uma idea geral do que são Radianos choca-me profundamente. Não sou a maior nem a melhor, só acho incrível!!! E acreditem que não sou a única!!

3) Finalmente, gostaria de referir que O MEU BLOG NÃO TEM CENSURA – aqui practica-se a liberdade de expressão própria dos países civilizados!

(nota adicionada a 29/01/07)

Pessoal, tá feito!!


A caixita é pro Tiago, que me deve andar a espreitar via Mozilla dado o formato da pic. Um leitor antigo que eu pensei que já não viesse cá – surpresa boa!!!

Tiago, manda-me a tua morada para o mesmo e-mail! Enjoy!

Thursday, January 24, 2008

Lamechas e piegas, assim.

Esta manhã enquanto caminhava ouvia no mp3 aquela música que já foi nossa.
Lembro-me de me chamares com os teus olhos brilhantes:
Anda, quero mostrar-te uma coisa!
E eu ouvi-a, daquela forma tonta e confusa como se ouve uma música pela primeira vez, e percebi porque querias que a ouvisse.
E eu soube, como tu sabias porque significava tanto para nós.
Agora a nossa música já rodou e fui prostituida pelas rádios, significou outras coisas de dimensões obtusas para outros amores… ou paixões.
Mas ainda me lembro daquela primeira vez em que a partilhávamos e sorriamos cúmplices porque “sabíamos que iamos inventar juntos” aquele futuro, assim.

Esta manhã (como sempre, só talvez com um pouco mais de emocão) tive saudades tuas.

Wednesday, January 23, 2008

Once again, tudo é relativo

Venho com uma colega gordinha e apanhamos o autocarro – de dois andares, os típicos Londrinos. O autocarro está cheio e a viagem ainda demora. Resolvo tomar algumas medidas:

Olha, vamos subir para cima?
Nao, ficamos aqui.

Porque? Está cheio. Nao, vamos subir la para cima!
Ela agarra-me o braco – Sónia, desculpa. Eu naão caibo nas escadas…

Um misto de surpresa, vergonha e tristeza na minha cabeca. Eu nunca sequer tinha pensado que houvesse gente que nao pudesse caber ali. Passo metade do meu tempo a pensar que ja nao caibo “naquelas” calcas, o que é isso quando nao se cabe nas escadas no autocarro?

Tuesday, January 22, 2008

Quem têm o Cromossoma 20 000??!



Este blog aproxima-se perigosamente dos 20 000 visitantes, como tal (Alegrem-se!!) decidi premiar o 20 000 leitor!! O prémio é uma caixa de chocolates daqueles do ambrósio, sabem? Igualzinha á da imagem lá em cima (nada mau, hã?).
Tudo o que o leitor 20 000 têm que fazer é mandar-me uma cópia da pagina 20 000* para o seguinte endereco de e-mail cromossomax@hotmail.co.uk.
A caixita seguirá em correio postal para o seu destino! Portanto, quem cá chegar e encontrar um 20 000 na barrita ali do lado têm direito ao prémio e pode reclamá-lo!

Caso se levantem quaisquer ambiguidades a decisão da moderadora do blog (A Cromossoma, ela mesmo!) é a final.

*Para quem não sabe fazer uma cópia da página, eu ensino – basta carregar na tecla Print Screen com a página do blog aberta abrir uma página do Word e fazer colar/paste.

Monday, January 21, 2008

Em East London

No sábado foi a vez de descambiar para East London. Nunca saí por aqueles lados, e confesso que nem tinha uma muito boa impressão da area, mas arrastada pela Ana e pela multidão Tuga do “star tracker e penetras” os receios diluem-se. A noite comecou no Bluu bar na famosa Hoxton Square, para por a conversa em dia e embalar nos sofas fofinhos. A ideia era prosseguir para a Favela Chic mas a fila enorme da entrada desanimou…desmoralizámos e andámos um pouco perdidos sem saber para onde ir… isto das coisas combinadas em cima do joelho é o que dá… Ficam desde já as minha desculpas ao pessoal que teve que partir mais cedo e que acabou por não ir a lado nenhum… mas quando somos muitos é normal que nao consigamos agradar a todos…Espero que percebam…

Guiados pela Ana demos com bar fanstástico – 333 Mother bar - aonde surpreendemente não pagámos entrada (nao me perguntem como!), com uma música espetacular, convenhamos - 70’s e 80’s – quantas vezes tenho eu que repetir que é este o melhor periodo musical de sempre?! . Antes de saírmos ainda deu tempo para abanar as ancas com esta versão dos Clash, que me ficou a bater ate hoje…. Deu para dancar e transpirar de caixao á cova ate porque lá dentro estava um verdadeiro forno!!

No final ainda deu para uma mini-aventura no autocarro. Vinhamos eu a Maria e a Mariana quando o conductor decide parar o autocarro e apagar as luzes…ficámos super-assutadas porque so ouvíamos um barulhão lá fora, não sabiamos o que se passava, não viamos muito e estavamos literalmente trancadas dentro do autocarro! Entretanto percebemos que haviam uns tipos que tinham decidido entrar pela porta de trás e o condutor não tinha gostado muito!! Retomando a marcha, e para nos compensar, o conductor decide por no altocarro musica regaae…mas demasidamente alta! de tal forma que nãao conseguiamos falar umas com as outras e estando sentadas lado-a-lado… Sem poder falar a solucão era mesmo observar a cena do lado aonde um um rapaz mexendo as sobrancelhas tentava conquistar duas rapariga completamente (podres de) bêbadas. Foi o fim da macacada. Deu-nos um ataque de riso daqueles que até aleijam a bochecha :)

Saturday, January 19, 2008

Pequeninas conquistas


Esta semana, pela primeira vez à séria convidei as minhas amigas para um jantar lá em casa. Soube a especial porque trazia em si um cheirinho de independência, de conquista. As minhas amigas, que não são fruto de conhecimentos dos meu pais, nem andaram comigo na escola visitaram a MINHA casa. E eu cozinhei para elas, com o maior carinho e dedicacão possivel. É tão bom por a música (Portuguesa claro!) a tocar e sentarmo-nos lânguidamente á mesa. Sei, porque o exprimis-te, e porque o senti, que voces sentiam o mesmo. Faltou a Ana :(

Este blog sucumbiu ás audiencias, Sabrina Salerno

Com a Sabrina no título deste post tenho aí mais uns 100 leitores diários nos proximos tempos. E tudo gracas aos Gatos.

E por falar neste tipos, alguem é capaz de me dizer qual é a piadinha disto? – o que tu queres sei eu! - Juro que morro de riso porque acho isto a coisa/piada mais seca que já ouvi nos ultimos tempos. Eu até gosto dos Gatos, mas um pouco de sentido crítico, sim? E já agora, meninas, eu nao percebo a tara com o RAP. Juro que nao percebo. Daqui a uns tempos até o Figo e considerado um tipo sexy. Espera…pelos visto já é. Estranho…

Thursday, January 17, 2008

O comité de Fertilizacão humana e embriologia do UK autorizou hoje defenitivamente a criacão de embrioes híbridos (metade humanos, metade animal)



Para ver aqui. Eles já tinham prometido, hoje passaram á palavra - E no laboratorio mesmo aqui ao lado!!


Específicamente a técnica involve transferir o nucleo (parte central, “cerebro” de uma célula) para a “casca” de uma célula animal cujo nucleo foi préviamente removido. Estes embrioes sao então considerados 99% humanos uma vez que sabemos que é o nucleo em si que controla e cordena todas as actividades celulares. Em termos comparativos seria o mesmo que colocar uma cabeca humana num corpo animal. A cabeca coordena todas a accoes do corpo, que as segue sem questionar. Estes embrioes so podem mantidos em cultura durante um periodo de 14 dias ao fim do qual serao destruidos, apos a extraccão das células embrionicas estaminais.

A ideia é inteligente, convenhamos - repare-se que para a obtencão de células embrionicas estaminais até agora precisavamos necessáriamente de um ovulo não fecundado (bem, ou pelo menos até há bem pouco tempo não tinhamos outra alternativa, estudos recentes apontam já rotas a considerar..). Claro que isto involve recrutar mulheres dispostas a doar ovulos, tempo e dinheiro, muito dinheiro. A técnica é então uma alternativa rápida, um shortcut para algo que de resto já fazemos e que muitos condenam. O nucleo de qualquer célula humana pode ser extraído e utilizado para “comandar” uma célula com apenas organelos animais -inclusivé as células da pele!- sem precisar portanto de qualquer invasão corporal.
Em termos terapêuticos fica a vantagem de “fabricarmos células” com uma componente genética que reproduz na totalidade in vitro a doenca genética a tratar. Imagine-se por exemplo, que colocavamos um nucleo celular de um doente de Parkinson em organelos animais; ao reproduzir-se esta célula originaria celulas embrioticas estaminais, que por sua vez em adquados meios e condicoes de cultura se transformariam em neuronios-réplicas dos neuronios de um paciente de Parkinson. Tudo isto in vitro (feito no laboratorio), a partir de uma pequena célula, sem a necessidade de abrir a cabecinha do paciente, fazer uma colheita de tecido que pode até afectar o paciente severamente, e reproduzi-la em cultura. Ja para não falar que este tipo de culturas raramente reproduz o organismo humano na sua plenitude…

Em termos gerais a ideia nao é nova - aliás, nos já usamos como terapêuticos hormonas fabricadas por animais, como a insulina que é fabricada maioritarimente por gado em paises como o UK e os EUA ou mesmo suínos (sim, porquinhos!) na Dinamarca - mas a ideia em si causa-me medo, muito medo. Sinto que isto pode ser o princípio de algo irracional, a abertura de uma porta para um mundo demasiado desconhecido. O que virá depois? Embrioes hibridos com 1 mês, 1 ano?

(desculpem os acentos e cedinhas, é dificil escrever correctamente Português num teclado Inglês)

Wednesday, January 16, 2008

Os pasteis de nata perseguem-me, Socorro!!

Vou calmamente na rua e passa a carrinha da patisserie Lisboa. Abro a boca e sigo-a de olhos esbugalhados.

Para onde vais? Será que fazes entregas aqui perto? Ohhh será que trazes daqueles pasteis de nata estaladicos, hum? Que se lixe a dieta, marcha já um!

Entretanto a carrinha vira a esquina e foi-se.
Eu entretanto ja aceitei o facto de que não vou comer um pastel de nata
5 minutos depois passa uma carrinha da patisserie Madeira com pasteis de nata gigantes desenhados na parte de trás que desaparece ao virar da esquina.
Isto é crime. Não se fazem destas maldades a uma pessoa. Humpf.

Tuesday, January 15, 2008

O meu laptop teve uma trombose e esta nos cuidados intensivos...

E eu sinto-me privada de tudo. De escrever com acentos e ate de falar disto, que tambem esta aqui , aqui, e por aqui (Sei que falta muiiita gente..ainda nao tive tempo pra nadinha!). Sou mesmo conhecida por coisas muito estranhas! Mais uma vez a comunidade tuga surpreende-me pela positiva. Um Benvindos aos amigos novos.

Saturday, January 12, 2008

Jantarada Tuga in London

Esta semana, á custa do Star tracker, houve uma nova iniciativa Tuga na cidade! O jantar foi no restaurante “O Fado”, auto-intitulado o Restaurante Português mais antigo de Londres e, convenhamos com algumas manias de exclusividade…
Sou a primeira a reconhecê-lo: se o Star Tracker evento me deixou um pouco assustada/desiludida, este jantar primou pela surpresa boa de conhecer gente que afinal também seriam meus amigos em Portugal… e, minha gente, assim vale a pena!
A comidinha estava boa; caldinho verde, carne de porco á alentejana e uma mousse com 3 kilos de açúcar lá dentro da qual só comi duas colheradas… e a companhia estava melhor…


Agora que olho para traz sei que nos comportámos como se nos conhecêssemos desde sempre, daquela forma tão Portuguesa com que saudamos calorosamente um amigo do nosso amigo.



Não deixa de ser divertido verificar que nós, a veteranas, que andamos com “uma mala á frente e outra atrás” para todo o lado há já pelo menos 5 aninhos somos também as únicas capazes de cantar um fado do princípio ao fim. Meninos, dêem-lhe uns 6 mesinhos e surpreendam-se com os novos gostos musicais…

Wednesday, January 09, 2008

Fun Science Life 9

Rita Lee - Lança Perfume

As pérolas da minha infância! Quando se cresce a ouvir disto já nada nos surpreende. Este lança perfumizzz continua intemporal. E a Rita Lee é colossal. Os 80’s foram sem dúvida a década da música, daquela que vem e demora.

Tuesday, January 08, 2008

Como é possível?

Girl 15, eat nothing but chips during the last 10 years.

Demasiado triste/revoltante/angustiante.

Coisas Aleatórias destes 15 dias


:)
Esta coisa boa que brota estas coisas que nos deixam com bigodes de gato :)


E isto....



Profundo. O Portugal profundo.

Monday, January 07, 2008

is anyone out there?

E 15 diazinhos para mim, desculpam?