Friday, August 17, 2007

Na onda: o que são produtos transgénicos?

A engenharia genética permite que cientistas usem os organismos vivos como matéria-prima para mudar as formas de vida já existentes e criar novas. Um gene é um pedacinho de DNA de variadas dimensões que, combinado com outros genes, determina a acção das células e consequentemente o funcionar do nosso organismo.
A sequência de um gene determina o seu comportamento. Esta informação, adquirida nas fases iniciais da embriogénese, é transmitida de geração em geração, logo “filho de peixe saberá nadar”, se é que me entendem…. Desenvolvendo-se constantemente, os genes procuram a melhor adaptação do organismo ao ambiente. É assim o processo de evolução. É bonita a forma como a natureza conspira para que sejamos perfeitinhos, não é?

A engenharia genética, por sua vez, utiliza enzimas para “partir em pedaços“o DNA, inserindo segmentos de outros organismos. Os cientistas podem "cortar e colar" genes de um organismo para outro, mudando a forma do organismo e manipulando sua biologia natural a fim de obter características específicas (por exemplo, determinados genes podem ser inseridos numa planta para que esta produza toxinas contra pestes). Este método é muito diferente do que ocorre naturalmente, pelo que pode causar resultados completamente inesperados uma vez que muitos genes interagem entre si de formas ainda não muito bem conhecidas. Muitas destas manipulações são mesmo “tiros no escuro”!

O aumento da preocupação com a ética e os riscos que envolvem a engenharia genética são muitos. Principalmente porque a “engenharia genética não respeita as fronteiras da natureza. Fronteiras que existem para proteger a singularidade de cada espécie e assegurar a integridade genética das futuras gerações”.

Quanto mais genes são isolados e modificados entre si, maior é o controle da ciência sobre a vida. Na verdade, seres com vida próprias (animais, plantas, árvores e alimentos), que jamais ocorreriam naturalmente, poderão estar a caminho. A indústria está neste preciso momento a controlar o processo de evolução dos seres vivos… e isso, pelo menos aos meus olhos, é assustador!

1 comment:

Edelweiss said...

Olha, eu nunca liguei a isto, mas se tu, que percebes do assunto, achas assustador, também fico preocupada!