Tuesday, October 30, 2007

The Body

Eu nao vi isto e tenho pena. Sobretudo agora que descobri que nem pagava bilhete...

No entanto, e para quem vive pertinho de mim ou está a pensar em passar por cá: cravem-me uma visita ao meu vizinho de natureza semelhante: o Gordon Museum (a entrada é apenas permitida aos estudantes da escola de Medicina do King´s, mas esboça-se um sorriso ao senhor do laboratório ao lado, ele derrete-se todo e deixa-me sempre entrar com visitas...).
Nunca consigo sair de lá sem ter lágrimas nos olhos. Recomendo.


Alguem sabe para aonde irá o The Body a seguir? Com sorte ainda apanho a exposição por cá :)

Monday, October 29, 2007

Girly Girl 2


No Reino Unido há uma coisa maravilhosa que se chama Boots. O Boots é uma mistura de farmácia com perfumaria e supermercado, ou seja, um verdadeiro paraíso para as mulheres e alguns homens.
Eu adoro o Boots. Sou apanhadinha pelo Boots. Eu explico porquê: o Boots tem uma coisa também maravilhosa que se chama cartão de pontos. 4 pontos por cada 1 pound gasto na loja e cada ponto equivale a 1 pi. Eu sei que assim á primeira vista até pode parecer pouco, mas não é tendo em conta que eu compro no Boots tudo o que normalmente compraria no supermercado, farmácia e perfumaria ao mesmo preço ganhando pontos.
Claro que, como o João diz, isso me obriga a exclusividade, e a “estar moralmente obrigada” a gastar o dinheiro com eles. Confesso mesmo que me custa comprar algum produto que exista no Boots em qualquer outro lado porque é sinónimo de perder pontos..
Mas não me importa nada depender de uma loja porque adoro mimar-me com os pontos e mais, adoro receber constantemente as prendas que o Boots me dá por considerar que sou uma cliente muito fiel porque “há 4 anos que compro no Boots com regularidade”. É um prazer! Contudo, com isto tudo a verdade é que acabei de vir do Boots e tenho comigo um voucher de 5 libras pra gastar até dia 10 em cosméticos e confesso que já nem sei o que hei-de escolher !!!

Mais um fds, mais uma viagem...

A vida não me tem decepcionado.
Fui de novo a Portugal e já voltei.
Na bagagem, stock para uma semana de vida sem por os pés no supermercado.
Na alma, a certeza de que a viagem curta valeu a pena: a Rita casou-se. E só para ver os sorrisos e lágrimas dela, a viagem fez todo o sentido. As fotos hão de seguir, um dia destes...

Fun Science Life 4

Wednesday, October 24, 2007

Isto e' uma joke, so pode ser uma joke: "Cada português vai pagar, em 2008, 21.35euros para financiar a RTP"!

?! e para onde vai esse dinheiro todo? para pagar os 2 638 33 euros anuais do Rodrigues dos Santos?

Al(l)garve

Se por um lado tenho pena porque estas notícias danificam a imagem do país ca fora, por outro, e perdoem-me o egoísmo, espero que o medo e a desconfianca possam devolver o Algarve aos portugueses.

Monday, October 22, 2007

Lost in translation

Há duas expressões que me fazem imensa confusão em inglês:

…she/he passed away

Soa-me sempre a uma joke. Tranduzo-a sempre na versão portuguesa do “foi desta para melhor” sinto vontade de rir sempre que a oiço. O que muitas vezes parece mal…

Having said that…

Having said that, you just said that. Right. And…how does that expression pushes our conversation further? A total waste of time and words, really.

Bleeding Love by Leona Lewis

Esta menina ganhou o X-factor do ano passado. Sou a primeira a criticar este tipo de programas, mas reparem-me neste vozeirão que aqui vem. Uma música para por bem alto e ouvir a batida. Saiu hoje, a estrear.

Tuesday, October 16, 2007

Portugal descobriu que tem pobres.

A sério? Não me digam que ainda não tinham percebido!

Porque é que achavam que cada vez há um maior número recém-licenciados a deixar país? Por causa do mau tempo?

Na cadeira do dentista

No Guy’s Hospital existe um departamento de dentaria aonde os estudantes da faculdade dão consultas. A consulta e o tratamento são grátis, sob o preço de o tratamento ser efectuado por um estudante de medicina dentaria, o que pode assustar alguns.
Eu, seguindo a norma Portuguesa que de borla até uma injecção na cabeça, fui testar com os meus próprios …dentes a veracidade dos testemunhos positivos que me tem chegado pelos meus colegas.
A consulta estava marcada para hoje. Subo ao 25º andar e sustenho o fôlego com a vista espectacular da cidade enquanto me sento na cadeira que me foi destinada. O espaço é enorme e está dividido em cerca de 30 mini-consultórios aonde cada estudante examina um paciente supervisionados por um dentista “á seria”. 1 para cada 3 estudantes.
O primeiro exame foi á zona da faringe, apalpação das glândulas linfáticas e da tiróide. Prosseguimos com os ossos do maxilar ate ao nariz e por fim os músculos. Isto durante cerca de 10 minutos. Nunca na minha vida um dentista se tinha preocupado comigo para alem da dentição e confesso que esta primeira introdução feita de forma profissional me descansou um pouco.

Depois fizeram-me (eram dois estudantes) lavar os dentes com uma escova descartável e retirar a placa com fita dental, observando a forma como eu o fazia dando sugestões. Analisaram então os meus dentes, cada um com uma precisão minuciosa. Cada saliência, fissura, descoloração foi questionada. Analisaram atentamente as minhas correcções dentárias, elucidaram-me sob o tempo que cada uma delas iria durar e sugeriram-me tratamentos posteriores. Seguiram-se as gengivas. Determinaram o quão saudáveis são e fizeram questão de me explicar muito bem o que pode influenciar o estado das gengivas.
No fim, consideraram, havia apenas um dente, o ultimo maxilar direito superior, que precisava de uma “esfregadela simples” como lhe chamaram, sem sequer precisar de anestesia. Está impecável, não sinto nem noto nada. Demorei 3 horas no dentista mas não preciso de lá voltar por ora.
E o melhor de tudo é que nem sequer levei carteira. Para os Tugas em Londres que queiram experimentar basta subir ao 25º andar da Guy’s Tower, preencher o formulário e aguardar ate mandarem carta para casa com a consulta marcada.

Monday, October 15, 2007

Um novo Herói para os Ingleses.



Jonny Wilkinson. Bastaram-lhe 8 minutos para mudar o rumo da Rubgy world cup. Veremos se os aplausos que agora se levantam serão merecidos daqui a 4 dias, na final England-South Africa.

Sunday, October 14, 2007

Alguém me dê, arranje, pague um bilhete para ver isto!



Chamem-me fútil. À vontadinha e sem problemas nenhuns, mas eu queria ir a isto, para pure indulgence...

Isto...



com V O Ç E S é bom.

Fun Science Life 3 (este dedicado ao Mr.AlGore)

Saturday, October 13, 2007

Noi(tard)adas

A minha colega Polaca encontrou um sítio aonde lhe pagam melhor e nestas coisas mantêm-se os amigos mas segue-se o trilho natural da vida. Nós, cientistas, temos um pouco a mania de dizer que se conseguimos ser amigos a trabalhar juntos, então se tal não acontecer somos amigos para a vida, e eu mais que tenho a certeza que a Joanna vai continuar a fazer parte da minha vida.
Ontem, quando ela me convidou, em jeito de despedida foleira porque ambas sabemos que nos vamos encontrar de novo pra semana que vem, para um copo e um passinho de dança dos 80’ties no walkabout em Temple não recusei. A proposta era encontrar as amigas dela Brasileiras, o que já de si prometia, mas, surpresas boa, e porque afinal um Tuga encontra-se em todo o lado, acabei por conhecer a Ana com quem simpatizei de imediato. Afinal a cultura é a mesma e tal como eu também ela se partia toda á custa destas tontas que não conseguem controlar aquilo que bebem.
Foi a primeira vez desde há 5 anos por estas bandas que dancei tanto numa só noite. É engraçada a forma como me identifico muito mais com a música dos anos 80 do que com este R’nB que passa na Capital FM o dia todinho. Foi bom para libertar energias e streess acumulado, e por descobrir que afinal existem sítios por aqui aonde o pessoal não dança sem ser de copo na mão (!) Mas claro, tudo muito á lá cultura britânica; estava eu a dançar desde as 9 da noite mas quando ás 11 e meia a Joanna se vira para mim a dizer que se vai embora (!)e eu não consigo evitar uma expressão de espanto. A rapariga Portuguesa vira-se para mim e sorri também. Ás 11 horas em Portugal eu estou a sair de casa!!!
A melhor parte da noite foi sem dúvida chegar a casa transpirada mas sem aquele cheiro horrível a tabaco na roupa e nos cabelos. A melhor lei que já vi ser posta em pratica nos últimos tempos!

Friday, October 12, 2007

mentiras inconvenientes

Querido Diário,
Hoje estou contente. O meu esforço para ser mediático tem surtido efeito. Hoje (Finalmente!) atribuíram-me o prémio Nobel da Paz, e figuro ao lado de grandes como Dalai Lama, Jimmy Carter ou Kofi Annan.
Sempre fui bom rapaz, mas fui apreendendo com os meus erros ao longo da vida. Fui honesto na campanha para a presidência dos EUA, mas a coisa não correu bem e apesar de ter sido o candidato mais votado não consegui o lugar. Digeri a derrota com amargura, e aprendi que não podemos ser para sempre inocentes e honestos nesta vida politica. Foi quando decidi fazer um documentário cheio de coisas feias, cheio de mentirinhas pequeninas que pensei que ninguém notasse e tirar muito partido disso porque o tema é polémico e está em voga! Sabes, é que eu quero concorrer para presidente outra vez….
Depois andei aí de um lado para o outro, a emitir dióxido carbono com o meu jacto privado a fazer palestras do meu documentário. Decidi fazer de mim um inocentezinho/coitadinho e teimar em começar os meus discurso com uma alusão ao meu infurtúnio; I am AlGore and I used to be the next president of USA. Oh, soa tão bem … todos sentiram pena e se identificaram com a causa.
Pronto, para já é uma vida boa, passeia-se, ganha-se bem, dorme-se em quartos de hotel todos os dias e todos nos apaparicam. E claro, aproveita-se ao máximo os trocos porque a vida é para ser bem vivida; usa-se casacos de pele e come-se espécies em vias-de-extinção, hum que maravilha, isto é exclusividade! Eu sou uma pessoa de bem… ainda hei-de ser o presidente dos E.U.A, aposto nisso!

AlGore 2006

Tuesday, October 09, 2007

É bom quando...

Ela telefona, diz que está já aqui e pergunta se podemos ir almoçar juntas.
Palrarmos durante duas horas seguidas aos saltitos contentes.
Subo ao lab e dizem-me: “vi-te na cantina. Mas estavas a falar com alguém altíssimo sons de che e nhe e a mexer os braços tão entusiasmada que resolvi nem te dizer nada” :)

Girly Girl



Tenho um brinquedo novo.

Tuga´s Barbecue

Sábado foi dia de barbecue em casa do Tiago. E em casa de quem mais poderia ser? O Tiago é o mobilizador dos Portugueses aqui, é sempre graças a ele que nos encontramos. No sábado comemorávamos um 3 em 1: os anos dele (que foram ontem), estriávamos nova casa /estúdio, e festejávamos o eminente regresso dele a Lisboa…

De amígdalas ainda inchadas e de camisolão vestido ainda deu para comer um pouco do churrasco brasileiro (que estava óptimo, por sinal) e para desenrolar a língua que anda perra de Português.

Sunday, October 07, 2007

O que eu dava agora para comer um prato de Caracois! hum, nhami, nhami...



(alguém sabe aonde se vendem cá?)

Tão verdade...

Admirava eu a Página do London Paper dedicada ás iguarias de Portugal (sugerida pelo A comunidade Portuguesa no Reino Unido) e eis que:

When to go [to Stockwell]: Any time Portugal is playing in a football match, to witness their customary celebration – piling their entire extended family into their Honda Civic and doing endless laps of honour around Stockwell, flags flying and horns tooting.

tão, tão verdade...

Saturday, October 06, 2007

Casa da Música, Porto. O reconhecimento devido.

É hoje escolhido o edifício vencedor dos RIBA Stirling Prize awards. Uma iniciativa que escolhe as melhores obras de arquitectos Britânicos. Este ano temos a nossa Casa da Música entre os nomeados!

a parte engraçada de se ficar doente.

Tenho as minhas amígdalas feitas em bolinhas de ténis, amarelas e cheias de pus. Fiz-lhes uma biopsia, preparei um esfregaço e já vi no microscópio os meus branquinhos, coitadinhos..

A vida é muito mais gira quando a conseguimos descodificar. Sempre tive o trauma de descobrir, investigar, saber porquê. Perceber porque é que o meu corpo reage assim. Porque é que a natureza é assim.
Tive durante muito tempo uma colónia de bactérias vermelhas que me recusei a deitar fora porque não percebia de onde tinham aparecido. Até que o Mike se zangou e deitou ele próprio aquela tralha toda fora...ele achava que era um health and safety issue, eu achava que aquelas colónias pediam uma explicação válida que até hoje ainda não consegui dar...
Sei que faz confusão a muita gente. Sei que a maioria de vocês terá pensada aghh, mas para que é que te pões a estudar a pus? Porque sim. Porque quero perceber. Porque a parte gira de ficar doente é precisamente essa.

Fun lab life 2

Thursday, October 04, 2007

dúvidas minhas.

E essa pessoa que me visita todos os dias da University of Edinburgh importa-se de deixar um comentáriozinho? É que eu gostava de saber, sabe...

Tuesday, October 02, 2007

Ocupando o tempo a fazer qualquer coisa

«Não tenho a menor dúvida de que não há, na língua portuguesa, quem me chegue aos calcanhares.
E nada disto tem a ver com vaidade porque, como sabe, sou modesto e humilde.»
António Lobo Antunes, entrevista à Visão.

Cada vez mais me convenco que somos todos feitos dessa massa que leveda vaidosos Mourinhos cruzados com chico-espertos.

agoiro

Isto já comeca a ser habitual; comeca Outubro e eu estou novamente de cama cheiiinha de dores nos ossos. Tsss...que fraquinha. Tomba sempre mal vê o Inverno ao longe...

Monday, October 01, 2007

O meu amor está longe (mas ele volta, não é?)


O meu amor tinha mesmo uma carinha de puto, que já não tem. Agora tenho um homenzinho… lembro-me tão bem destes dias, andavas de um lado para o outro tipo o palhaço-de-lata, com gestos firmes, orgulhoso das tuas luvas de Paris. Eventualmente perdeste-as em Londres uma semana depois e nunca mais compraste umas novas…nunca quiseste porque achaste sempre que não teriam o mesmo significado, nunca iriam substituir as tuas luvas de Paris…
Fomos (e somos!) tão felizes nestes dias! lembras-te? Saudades doces desse Inverno passado contigo…