Tuesday, October 16, 2007

Na cadeira do dentista

No Guy’s Hospital existe um departamento de dentaria aonde os estudantes da faculdade dão consultas. A consulta e o tratamento são grátis, sob o preço de o tratamento ser efectuado por um estudante de medicina dentaria, o que pode assustar alguns.
Eu, seguindo a norma Portuguesa que de borla até uma injecção na cabeça, fui testar com os meus próprios …dentes a veracidade dos testemunhos positivos que me tem chegado pelos meus colegas.
A consulta estava marcada para hoje. Subo ao 25º andar e sustenho o fôlego com a vista espectacular da cidade enquanto me sento na cadeira que me foi destinada. O espaço é enorme e está dividido em cerca de 30 mini-consultórios aonde cada estudante examina um paciente supervisionados por um dentista “á seria”. 1 para cada 3 estudantes.
O primeiro exame foi á zona da faringe, apalpação das glândulas linfáticas e da tiróide. Prosseguimos com os ossos do maxilar ate ao nariz e por fim os músculos. Isto durante cerca de 10 minutos. Nunca na minha vida um dentista se tinha preocupado comigo para alem da dentição e confesso que esta primeira introdução feita de forma profissional me descansou um pouco.

Depois fizeram-me (eram dois estudantes) lavar os dentes com uma escova descartável e retirar a placa com fita dental, observando a forma como eu o fazia dando sugestões. Analisaram então os meus dentes, cada um com uma precisão minuciosa. Cada saliência, fissura, descoloração foi questionada. Analisaram atentamente as minhas correcções dentárias, elucidaram-me sob o tempo que cada uma delas iria durar e sugeriram-me tratamentos posteriores. Seguiram-se as gengivas. Determinaram o quão saudáveis são e fizeram questão de me explicar muito bem o que pode influenciar o estado das gengivas.
No fim, consideraram, havia apenas um dente, o ultimo maxilar direito superior, que precisava de uma “esfregadela simples” como lhe chamaram, sem sequer precisar de anestesia. Está impecável, não sinto nem noto nada. Demorei 3 horas no dentista mas não preciso de lá voltar por ora.
E o melhor de tudo é que nem sequer levei carteira. Para os Tugas em Londres que queiram experimentar basta subir ao 25º andar da Guy’s Tower, preencher o formulário e aguardar ate mandarem carta para casa com a consulta marcada.

2 comments:

Lua said...

Hehhh..

Já lá vou! Estou mesmo a precisar :)

Sabes que em PT existe o mesmo. Paga-se, mas menos. A qualidade foi exactamente a mesma :)

Wask said...

uau!!!! essa realmente eh uma dica muito boa, que nao sabia!!! infelizmente para a minha Maria, nao funciona. Ela tem pavor de dentistas e arranjos so com anestesia geral...

bjokas!!