Thursday, April 17, 2008

Been there, done that.

Isto vem tarde, mas vem…

Ora foi uma semanita na Escócia com apenas dois diazitos tirados - Fui na sexta de manhãzinha e voltei na sexta seguinte. Com o fim-de-semana e a conferência pelo meio, a começar na segunda á noite até quarta, sobraram a sexta e a quinta para riscar do calendario das férias (como diz o meu pai, a cabeça não serve só para usar chapéu).




Foi bom. Já tinha ouvido que as viagens que aproveitamos melhor são as que fazemos sozinhos, e confirmei. Adorei planear sozinha, turistar de manhã cedinho ou não segundo a minha vontade, decidir na hora. E a Escocia é liiiinda!



Edimburgo é uma cidade pequenina de castelinho bonito ao alto que me faz sentir no século XVIII. Dei comigo mais do que uma vez a imaginar-me a levantar ligeiramente a saia rodada ou a abanar o leque em jeito senhoril (fetishes…) . Um verdadeiro conto de fadas! e não é por acaso que foi aqui mesmo que a J.K. Rowling se inspirou para escrever as histórias do famoso feiticeiro.











As vistas do castelo:



(o jardim com vista para a cidade nova)


(O pátio do castelo)





(sob um céu ameaçador…ao fundo um cheirinho de Highlands)








(dentro do castelo, ao fundo o mar)


(O William Wallace que decidiu resuscitar assim que soube que eu estava na cidade, surpresa boa!)

Houve ainda tempo para visitar a Roslyn Chapel,



(em jeito de curiosidade, alguem sabe o que é isto? Quem está aqui enterrado? Tentei procurar mas não haviam inscrições nem a guia fazia a minima ideia…)





…e dedicar-me a experimentar o Haggis, que apesar dos estranhos ingredients (miúdos de de ovelha metidos dentro do seu estômago posteriormente cozidos), meu amigos, é de comer e chorar por mais!!! Digo-vos: bom, bom, bom!!



Tinha planeado passar o fim-de-semana em Edimbugo, mas assim que cheguei vi que dois dias bastavam para dar a volta á cidade. Resolvi então aproveitar o domingo para embarcar numa viagem pelas Highlands até Loch Ness com umas amigas Alemãs que entretanto conheci (!!) - As fotos virão, prometo!

Não vi o Nessie mas andei de barco no lago, que supostamente é mais fundo que o ponto mais fundo do mar do Norte (o senhor no altifalante excusava era de dizer isto precisamente quando o barco estava bem lá no meio! Ui, que medo!!!)


A segunda, terça e quarta foram dias de conferência, o que não significa de todo “dias chatos”, até porque eu acho super-divertido ir a estas coisas! Em termos científicos ficou um pouco aquem dos anos anteriores, reconheço, mas valeu pelo local e pelas amenidades.
Na segunda noite (terça) foi dia de jantar formal, que incluía dança country Escocesa. Agora meus amigos, imaginem uma cambada de gente estranha (sim, porque poucos batemos todas as teclas) a tentar dançar aos pulinhos e aos saltinhos as Scottish pipes. Acreditem que me deu um ataque de riso tão forte, mas tão forte, que fiquei com dor de estômago durante uma boa hora!! Acho mesmo que foi a melhor ideia nos últimos tempos para por ciêntistas a socializar e para desanuviar um pouco o ambiente. (As fotos vem a caminho...)


Depois da conferência veio Glasgow, uma cidade com uma uma aura completamente diferente!! Glasgow é uma jovem na passarela, uma fashionista, um mulherão. Grande marcas, luxo, um centro de comércio puro. Uma verdadeira surpresa no meio da calma e plenitude que experimentei anteriormente, o que não deixa de ser engraçado. Dia e meio e é hora de voltar a casa, aonde muiiito trabalhinho me espera até ao próximo break…

6 comments:

Anonymous said...

Tenho mesmo que lá ir em breve!! :o)

Uma nota ... pode ter sido lá que a J.K.Rowling se inspirou, mas foi no Porto que ela começou a escrever as aventuras do shor Harry!! Deve ter sido por isso que se esqueceu que em Kings Cross não existe parede entre as plataformas 9 e 10, mas sim, e apenas, entre as plataformas 4 e 5 (se agora a memória não me falha) ... que aliás foram as paredes usadas no filme! :o) ... (sim sim confesso, sou um dos viciados nas aventuras do Harry Potter!! :$)

Cromossoma X said...

Oh por favor...estao todos a puxar a braza a' sua sardinha!!!

Na volta ainda vamos ter os mexicanos a reclamar o formato de chapeu de feiticeiro :8

Lua said...

O Tiago tem razão e foi a primeira coisa que quis escrver quando li o teu post.

De qualquer forma, as fotos estao lindas e eu estou cheia de inveja! Também quero ir à Escócia!

Cromossoma X said...

As fotos estao lindas??! Pensei que essa era a ultima coisa que alguem poderia dizer...
Sao obra do meu girly telemovel!!!!...:)

Qual camaras sofisticadas qual que! Como diz a minha mae: pobrete mas alegrete!!

Anonymous said...

E mais facil falar da J.K.Rowling do que ficar com inveja por ainda nao ter estado onde estiveste e onde tiraste fotos tao fixes! ;o)

Lua said...

Hehehe, Tiago...

The ever so diplomat :)